Introdução a max weber e a “ética protestante e o espírito do capitalismo

Páginas: 32 (7892 palavras) Publicado: 15 de junho de 2012
1 UMA INTRODUÇÃO A MAX WEBER E A “ÉTICA PROTESTANTE E O ESPÍRITO DO CAPITALISMO” Franklin Ferreira* “A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo” (Die protestantische Ethik und der Geist des Kapitalismus) de Max Weber foi escolhido como o mais importante escrito teórico publicado no século XX, por dez intelectuais convidados pelo jornal Folha de São Paulo,1 para elaborar a lista dos cemmelhores livros de não-ficção ou ensaios do século (uma outra obra de Weber, “Economia e Sociedade”, ocupa a terceira colocação). Um dos jornalistas pergunta:
O que um livro publicado em 1904, que trata basicamente de características de um movimento religioso pouco influente por aqui, o protestantismo – movimento de contestação dos dogmas e da organização da Igreja Católica, no século 16 –, vem fazerno topo de uma lista das “melhores obras de não-ficção do século” de um jornal brasileiro?

O ensaio histórico-sociológico de Max Weber buscou vincular o conteúdo doutrinário do protestantismo com a economia capitalista – “este último caracteriza-se por uma racionalidade específica, para a qual concorreu a noção de trabalho como vocação e ascese intramundana, gerada no calvinismo. Sem postularuma causalidade estrita, o autor demonstra haver uma afinidade entre ambos”.2 Neste estudo, buscaremos dar um resumo das linhas gerais da mais importante obra de Weber.3 Também serão levantadas algumas perguntas no decorrer do estudo, e, na conclusão, serão abordadas algumas questões criticas, para estudo posterior. Por uma questão de brevidade não serão desenvolvidos os pressupostos weberianos,“em seu esforço obstinado para estabelecer a eficácia histórica
Ministro da Convenção Batista Brasileira, doutorando em Teologia pelo Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil, onde leciona Teologia Sistemática. 1 “Caderno Mais!” em Folha de São Paulo (Domingo, 11 de Abril de 1999). Participaram da escolha o crítico literário e escritor Modesto Carone, o antropólogo Roberto DaMatta, o físicoRogério Cézar de Cerqueira Leite, o economista Eduardo Giannetti, os historiadores Evaldo Cabral de Mello e Nicolau Sevcenko e os professores de filosofia Maria Sylvia Carvalho Franco, Olgária Matos, Bento Prado Jr. e Renato Janine Ribeiro. Sobre o fato de Max Weber ocupar a primeira e a terceira colocações, Maria Franco comenta: “Sua erudição deixa tudo ao redor dele muito empalidecido”. 2 Ibid. 3 WaxWeber (nascido em Erfurt, Alemanha, em 1864; falecido em Mônaco, em 1920) foi professor de economia primeiramente em Fribourg (1894), depois em Heidelberg (1897), Viena e, finalmente, Berlim. Foi co-editor, com Werner Sombart (que em 1911 publicou Die Juden und das Wirtschaftsleben [Os judeus e a vida econômica], uma tentativa de refutar a tese de Weber), da mais influente publicação de ciênciassociais de seu tempo – Archiv Fur Sozialwissenschaff und Sozialpolitik. Algumas de suas principais obras são: A história agrária e sua significação para o direito público e privado (1891), As causas sociais da decadência da civilização antiga (1896), A ética protestante e o espírito do capitalismo (1904-1905), As seitas protestantes e o espírito do capitalismo (1906), e, postumamente, Economia esociedade (1922). Para mais informações biográficas e uma coletânea de ensaios weberianos, ver Ana Maria de Castro e Edmundo Fernandes Dias (org.), Emile Durkheim, Max Weber, Karl Marx e Talcott Parsons: introdução ao pensamento sociológico (São Paulo: Moraes, 1992), 97-156. Para um resumo de suas idéias principais, ver Tânia Quintaneiro, Maria Ligia de O. Barbosa e Márcia Gardênia de Oliveira, Umtoque de clássicos: Durkheim, Marx e Weber (Belo Horizonte: UFMG, 1999), 105-147. Para a importância da sociologia como ferramenta para ajudar a fazer teologia, ver a excelente introdução de David Lyon, O cristão e a sociologia (São Paulo: ABU, 1996).
*

2 das crenças religiosas contra as expressões mais reducionistas da teoria marxista”.4 INTRODUÇÃO Depois de demonstrar a existência de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fichamento
  • Resumo max weber " a ética protestante e o espírito do capitalismo"
  • A ética protestante e o espirito do capitalismo
  • A ética protestante e o espírito do capitalismo
  • A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo
  • A ética protestante e o espírito do capitalismo (max weber)
  • A ética protestante e o resenha espírito do capitalismo” de max weber
  • A ÉTICA PROTESTANTE E O “ESPÍRITO” DO CAPITALISMO – MAX WEBER

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!