Introdução a Industria Petrolifera

Páginas: 7 (1712 palavras) Publicado: 30 de setembro de 2014
(Parte 5 de 5)


Figura 3: Exemplo de bombas centrifugas
Tipos de bombas centrífugas:
Bomba Centrífuga Radial: nas centrífugas radiais, toda a energia cinética é obtida através do desenvolvimento de forças puramente centrífugas na massa líquida devido à rotação de um impelidor de característica especiais. Bombas desse tipo são empregadas quando se deseja fornecer uma carga elevada ao fluidoe as vazões são relativamente baixas. A direção de saída do fluido é normal ao eixo e por isso essas bombas são chamadas também de centrifugas puras.
Bomba Centrífuga Tipo Francis: existe uma bomba centrífuga radial que usa um impelidor com palhetas chamadas Francis, daí o nome de bomba tipo Francis. A característica deste impelidor é que suas palhetas possuem curvaturas em dois planos. Essaparticularidade aproxima o desempenho dessa bomba ao de uma bomba de fluxo misto, embora tenha aplicação específica.
Funcionamento de uma bomba centrífuga:
Ela não é auto-aspirante. Ao ser ligada, a força centrífuga decorrente do movimento do rotor e do líquido nos canais das pás cria uma zona de maior pressão na periferia do rotor e uma de baixa pressão na sua entrada, produzindo o deslocamento dolíquido em direção à saída dos canais do rotor e à boca de recalque da bomba. Como, em geral, as bocas de aspiração e de recalque estão ligadas à tubulações que levam a reservatórios em diferentes níveis, essa diferença de pressão que se estabelece no interior da bomba faz com que surja um trajeto do líquido do reservatório inferior (ligado à boca de aspiração) para o superior (ligado à boca derecalque) através da tubulação de aspiração, dos canais do rotor e difusor, e da tubulação de recalque, respectivamente. É na passagem pelo rotor que se processa a transformação da energia mecânica nas energias de pressão e cinética.
coNclusão
Portanto, concluímos que o trabalho sobre bombas hidráulicas nos ajudou a conhecer um pouco mais sobre a hidropneumática. Nem todos da sala já vimos amatéria, sendo ela importante para adquirirmos mais aprendizado. Tínhamos um pensamento totalmente diferente do que haveria de ser a matéria, alguns acham que não tem haver com nosso curso outros já gostam dela. Por ela estar diretamente ligada com a mecânica e nosso curso ser mais abrangente na área de elétrica e eletrônica, gostaríamos que ela estivesse mais ligada ao assunto. Mas, sobre o trabalho,encontramos dificuldade de encontrar sobre determinados assuntos, sobre determinadas especificações exigidas pelo instrutor, não encontramos todas. Porém tentamos ao máximo procurar-las. O resultado final do trabalho ficou muito bom, está realmente bem melhor do que esperávamos. Agradecemos ao professor sua iniciativa de pedir para pesquisarmos sobre o tema, assim podemos adquirir melhoraprendizado a matéria. Pedimos também para que o Instrutor nos corrija se encontrar algum erro no decorrer do trabalho e também que nos elogie se o trabalho ficou a merecimento de elogios. Obrigado!




~















Figura 4: como funciona uma bomba de pistão ²
Bombas de pistão axial de volume variável
O deslocamento da bomba de pistão axial é determinado pela distância que ospistões são puxados para dentro e empurrados para fora do tambor do cilindro. Visto que o ângulo da placa de deslizamento controla a distância em uma bomba de pistão axial, nós devemos somente mudar o ângulo da placa de deslizamento para alterar o curso do pistão e o volume da bomba

Figura 5: bomba de pistão axial de volume variável
Pistão do compensador
Ajustamento de pressão Numa mola decontrole de pressão, a pressão da mola é usualmente variada pela regulagem de um parafuso que comprime e descomprime a mola.

Figura 5: ajustamento de pressão de uma bomba de pistão axial
Bombas de pistão axial de pressão compensada
Quando a pressão do sistema fica mais alta do que a da mola que comprime o pistão do compensador, o pistão movimenta a placa de deslizamento. Quando a pressão...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Industria Petrolifera
  • Indústria Petrolífera
  • Industrias petroliferas
  • Industria petrolífera e de agua no rn
  • Acidentes e Proteção na industria petrolifera
  • Resoluções do CONAMA para a indústria petrolífera
  • Efluentes de indústrias petrolíferas
  • acidentes na industria petrolifera

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!