Introdução a gerenciamento da produção

Páginas: 8 (1864 palavras) Publicado: 22 de março de 2012
INTRODUÇÃO A GERENCIAMENTO DA PRODUÇÃO |

1 Introdução

Este texto tem a finalidade de descrever a evolução histórica do Gerenciamento da Produção e Operações. Com a evolução do consumo, as empresas criaram o departamento de produção, bem como a integração deste com outras funções organizacionais, formando a base para a consolidação de uma estrutura que dê sustentação ao desenvolvimento deprodutos de acordo com a demanda de mercado, dentro de padrões de qualidade e baixo custo, requisitos essenciais para a vantagem competitiva da empresa e sua sustentabilidade a longo prazo.

1.2 A evolução histórica da Administração da Produção e Operações

* A APO pode ser entendida como o conjunto de atividades que levam à transformação de um bem tangível em um outro com maiorutilidade. A função produção existe desde a origem do homem, dado que este produzia as ferramentas e os utensílios necessários para prover suas necessidades de sobrevivência.
* Com o passar do tempo, as pessoas passam a produzir bens mais elaborados, até mesmo para revender a terceiros, dando origem aos artesãos e a forma de produção organizada, dado que estes estabeleciam prazos de entrega,precificação etc.
* Com a evolução da produção artesanal, os artesãos começaram a contratar ajudantes denominados aprendizes. Após dominar a técnica de produção artesanal, os aprendizes se tornavam novos artesãos, dando início a uma geração de profissionais liberais de produção artesanal.
* A administração de Produção e Operações evoluiu até sua forma atual através da combinação depráticas consagradas do passado, adaptando-se aos desafios de cada era, a fim de buscar novas formas de gerenciar o sistema de produção. Principais acontecimentos que contribuíram para seu desenvolvimento.

1.2.1 Revolução Industrial
* Sempre existiram sistemas de produção: as pirâmides egípcias, a Grande Muralha da China e os aquedutos e estradas do Império Romano atestam a indústria dos povosda Antiguidade.
* Os sistemas de produção anteriores a 1700 são chamados de sistemas caseiros, dado que a produção era realizada em casa ou em cabanas, onde os artesãos orientavam aprendizes a executarem o trabalho manual dos produtos.
* O sistema caseiro foi substituído com o advento da Revolução Industrial na Inglaterra a partir de 1700. O principal elemento revolucionador foi adescoberta da máquina a vapor por James Watt (1764). Essa descoberta trouxe dois avanços importantes:

* a força mecanizada substituía a força humana e da água;
* o sistema fabril começou a ser estabelecido.

* O motor a vapor forneceu a força motriz às fábricas e estimulou outras invenções; com as novas máquinas de produção foi possível reunir os trabalhadores em fábricas distantesdos rios; surge então a necessidade de organizar de maneira lógica os trabalhadores para a produção.
* Com o uso das máquinas, houve uma grande mudança na forma como os produtos eram fabricados, tais como:

* padronização dos produtos e seus processos de fabricação;
* treinamento e habilitação da mão-de-obra direta;
* criação e desenvolvimento dos quadros de gerentes e desupervisão;
* desenvolvimento de técnicas de planejamento e controle financeiro e de produção;
* desenvolvimento de técnicas de vendas.

* A padronização dos produtos (Eli Whitney, 1790) contribuiu para a criação de desenhos e croquis de produtos e processos fabris, dando início a função de projeto de produto, de processos, de instalações, de equipamentos etc.
* A RevoluçãoIndustrial avançou ainda mais com o desenvolvimento do motor a gasolina e da eletricidade nos anos 1800; fornecendo a base para a substituição do sistema caseiro pelo sistema fabril.
*

1.2.2 O Período Pós- Guerra Civil
* O período pós-guerra civil nos EUA (1812) montou o cenário para a grande expansão da capacidade de produção no século XX.
* A abolição do trabalho escravo, o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gerenciamento produção
  • Introdução ao gerenciamento
  • gerenciamento de produção
  • gerenciamento de produção
  • Gerenciamento da produção
  • Introduçao a produçao
  • Introdução ao gerenciamento de projetos
  • Introdução ao tratamento e gerenciamento de residuos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!