Introdução a fisiologia humana

Páginas: 3 (681 palavras) Publicado: 8 de novembro de 2012
09/01 – Introdução a Fisiologia Humana.
Fisiologia: Estuda os sistemas e a ação entre eles. A diferença entre anatomia e fisiologia é que enquanto a fisiologia se preocupa com o funcionamento aanatomia estuda só a estrutura. A fisiologia sempre questiona o como e por que. Na fisiologia tudo que se refere a meio externo, é externo ao meu corpo, e meio interno é tudo que está dentro do meiocorpo. Sistemas de meio externo do nosso corpo, sistemas que tem luz (dutos, passagens), digestório, respiratório, urinário, reprodutor... Sistema tegumentar não é um deles porque não tem luz ou lumen.Conceito de homeostase – Tendência que todos os corpos tem de manter-se em equilíbrio. Entender meio interno e externo. A homeostase tem a função de manter o meio interno sempre com a tendência aoequilíbrio. Quando o corpo tem a incapacidade de manter o meio interno constante, então tenho uma doença.
A comunicação celular tem 7 tipos:
1)Junção do tipo gap: canais que ficam inseridos na membranade células vizinhas e permitem a passagem de substancias principalmente íons.
Sinalização autocrina: Célula a produz hormônio x, esse hormônio é secretado pra fora , para atuar nela mesma. Mas pq ?Todo hormônio precisa de um receptor especifico, esses receptores se locarizam na membrana da célula por isso que tem que sair da célula.
Sinalização paracrina: Célula a e b, célula a produz hormoniox e vai atuar na célula b, não foi na corrente sanguínea porque elas estão uma do lado da outra.
Sinalização endócrina: célula a e célula b , são distantes usam da outra, o sangue será um mecanismode transporte, a célula a produz hormônio x que vai ser transportado pelo sangue, até achar a célula que está distante.
Sinalização neuro endócrino: neurônios produzem hormônios e jogam no sanguepara atuar numa célula alvo distante.
Mecanismo de neuro transmissão: neuro transmissões funcionam como o paracrino a diferença é que é neurônio, neurônio produz um neurotransmissor que pode atuar...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • INTRODUÇÃO À ANATOMIA E FISIOLOGIA HUMANA
  • Introdução a Fisiologia Humana
  • Fisiologia humana
  • Fisiologia humana
  • Fisiologia humana
  • Fisiologia humana
  • Fisiologia Humana
  • Fisiologia Humana

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!