Introdução a filosofia

Páginas: 3 (699 palavras) Publicado: 28 de fevereiro de 2013
1. Em uma primeira análise,a ciência tem como finalidade explicar a realidade com base em observações de fatos,dessa forma,ela pode se diferenciar de outros conhecimentos na forma como qual chega assuas conclusões e baseiam as suas explicações. Um exemplo dessa diferença e com o conhecimento filosófico que baseia as suas explicações em princípios gerais,especulativos enquanto o cientifico emprincípios rigorosas.

2. Sociologia é uma ciência onde busca explicações de algum fenômeno com base na observação direta ou indireta dos fatos que a confirmam, ja a filosofia social opera através deespeculações,levantando hipóteses e se preocupando com a forma ideal da sociedade. Resumindo; a sociologia se preocupa como a sociedade é,e a filosofia social como ela deve ser.

3. Como a deduçãoparte do modo geral para o particular fica melhor para se chegar a uma conclusão, onde através da observação de certos acontecimen tos a dedução é de fundamental importância para concluirjustificativas e le vantar hipóteses.

4. Sendo totalmente indutiva a ciência não teria todas as respostas para se chagar ao conhecimento. Partindo do pressuposto de que nenhuma ciência pode viver deindução,fica claro que a dedução também é um processo válido utilizado utilizado pela ciência.

5. Como a visão imediatista é basicamente superficial, não é viável a analise dos fatos sobre essa forma de visão,e sim, sobre uma visão critica onde é preciso analisa- lo sob o senso critico de maneira cautelosa.

6. Para que de modo geral o profissional não acabe deixando valores morais interferirem demaneira preconceituosa e interferirem sua percepção da realidade social, já que a sociologia estuda os valores e as normas existentes de fato na sociedade.

7. Sendo a história uma disciplinaimprescindível a compreensão cientifica da organização social, foi ela que se ocupou dos fenômenos sociais, então a relação entre essas duas disciplinas esta ligada estritamente a sociedade. Enquanto a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Introdução à filosofia
  • Introdução a filosofia
  • Introdução a filosofia
  • introdução a filosofia
  • Introdução à filosofia
  • Introdução a Filosofia
  • Introduçao Filosofia
  • introduçao a filosofia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!