Introdução a filosofia

Páginas: 24 (5829 palavras) Publicado: 1 de novembro de 2013
Introdução

Neste trabalho falaremos sobre Tales de Mileto que nasceu em Mileto. E é descrito em algumas lendas como homem de negócios, mercador de sal, defensor do celibato ou estadista de visão, mas a verdade é que pouco se sabe sobre sua vida. Sócrates que deu uma nova direção à Filosofia. Enquanto o interesse dos filósofos pré-socráticos recaiu sobre os estudos da natureza (physis),Sócrates interessou-se pelas questões humanas, a ética, a política, o conhecimento, a educação, entre outros problemas que afetam o homem. Platão nasceu em uma família aristocrata de Atenas. Foi brilhante escritor e filósofo e se destacou entre os pensadores mais influentes da civilização ocidental. Aristóteles foi um filósofo grego, aluno de Platão e considerado um dos mais fecundos pensadores detodos os tempos. Falaremos também sobre Pitágoras, matemático, filósofo, astrônomo, músico e místico grego, nasceu na ilha de Samos (na atual Grécia).











Tales de Mileto
Tales de Mileto foi um filósofo da Grécia Antiga, filósofo ocidental de que se tem notícia. De ascendência fenícia nasceu em Mileto, antiga colônia grega, na Ásia Menor, atual Turquia, por volta de 623 a.C. ou624 a.C. e faleceu aproximadamente em 556 a.C. ou 558 a.C.
Tales é apontado como um dos sete sábios da Grécia Antiga. Aos Sete Sábios da Grécia era atribuída grande quantidade de máximas e preceitos (sentenças proverbiais), por todos conhecidas. Algumas eram tão famosas que foram inscritas no templo de Apolo em Delfos. A lista dos Sete sábios não foi sempre a mesma, mas a mais difundida, do tempode Platão, é a seguinte: Tales de Mileto, Periandro de Corinto, Pítaco de Mitilene, Bias de Priene, Cleóbulo de Lindos, Sólon de Atenas e Quílon de Esparta.
A história posiciona os Sete Sábios da Grécia no período da fundação das polis, que pode ser traduzido por "cidade", termo que dá origem à palavra "política". Neste período (séculos VII e VI a.C.) desenvolve-se o conceito de política, talqual a entendemos atualmente, como também as bases da cultura ocidental.
Além disso, foi o fundador da Escola Jônica (uma escola da filosofia grega centrada na cidade de Mileto, na Jônia, nos séculos VI e V a.C.). Considerava a água como sendo a origem de todas as coisas, e seus seguidores, embora discordassem quanto à “substância primordial” (que constituía a essência do universo), concordavam comele no que dizia respeito à existência de um “princípio único" para essa natureza primordial.
Em sua obra Metafísica (uma série de tratados escritos por Aristóteles, organizados em um conjunto de quatorze livros após a morte do filósofo, por Andrônico de Rodes, que também deu o título de Metafísica ao conjunto), Aristóteles nos conta: “Tales diz que o princípio de todas as coisas é a água, sendotalvez levado a formar essa opinião por ter observado que o alimento de todas as coisas é úmido e que o próprio calor é gerado e alimentado pela umidade. Ora, aquilo de que se originam todas as coisas é o princípio delas. Daí lhe veio essa opinião, e também a de que as sementes de todas as coisas são naturalmente úmidas e de ter origem na água à natureza das coisas úmidas”.
Entre os principaisdiscípulos de Tales de Mileto merecem destaque: Anaxímenes que dizia ser o "ar" a substância primária; e Anaximandro, para quem os mundos eram infinitos em sua perpétua inter-relação.
No Naturalismo esboçou o que podemos citar como os primeiros passos do pensamento Teórico evolucionista: "O mundo evoluiu da água por processos naturais", disse ele, aproximadamente 2460 anos antes de Charles Darwin(foi um naturalista britânico que alcançou fama ao convencer a comunidade científica da ocorrência da evolução e propor uma teoria para explicar como ela se dá por meio da seleção natural e sexual). Sendo seguido por Empédocles de Agrigento na mesma linha de pensamento evolutivo: "Sobrevive aquele que está melhor capacitado".
Tales foi o primeiro a explicar o eclipse solar, ao verificar que a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Introdução à filosofia
  • Introdução a filosofia
  • Introdução a filosofia
  • introdução a filosofia
  • Introdução à filosofia
  • Introdução a Filosofia
  • Introduçao Filosofia
  • introduçao a filosofia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!