introdução a filosofia

Páginas: 7 (1722 palavras) Publicado: 17 de julho de 2013
A DIFERENÇA ENTRE CONHECIMENTO CIENTIFICO E OUTROS TIPOS DE CONHECIMENTO
FILOSÓFICO, EMPÍRICO E RELIGIOSO.


Silvia Bruna de Oliveira Véras1

Resumo

Quando ouvimos falar em diferenciar conhecimentos, temos que compreender separadamente o conhecimento científico. É obtido de maneira racional pormeio de procedimentos científicos comprovados, explica sempre o “porque” e “como” os fenômenos acorrem. Empírico transmitido dia a dia, de geração em geração por meio da educação informal e baseado na experiência pessoal. Filosófico, consiste em hipóteses que não poderão ser observadas, consideravelmente valorativo. Religioso é apoiado, com doutrinas e proposições sagradas.

Palavras-chaves:cientifico, empírico, filosófico, religioso.


Abstract

When we hear in differentiating knowledge, we must understand the scientific knowledge separately. Is obtained in a rational manner through proven scientific procedures, always explain "why" and "how" the phenomena flock. Empirical broadcast daily from generation to generation through informal education and based on personal experience.Philosophical, consists of assumptions that can not be observed, considering values. Religion is supported, with the sacred doctrines and propositions.

Keywords: scientific, empirical, philosophical, religious.


1. INTRODUÇÃO

O conhecimento faz com que o homem tome posse da realidade e aprofunda-se nela, contudo, nos trás grandes conhecimentos, o aprimoramento das ideias e açõesconscientes. Tem o poder de transformar a capacidade em realidade que nos permite agir com certeza e segurança, sem duvidar, sem medos e riscos.
Já que nos diz da ignorância, prende-nos aos atrasos da realidade e das circunstâncias e avanços descobertos a casa minuto.
Conhecimento obtê-lo é incorporar um novo conceito, experiência que acumulamos nos dias vividos, dos relacionamentos interpessoais, dasleituras de livros e artigos diversos.
Entre todos os animais, nós, os seres humanos, somos os únicos capazes de criar e transformar o conhecimento; somos os únicos capazes de aplicar o que aprendemos, por diversos meios, numa situação de mudança do conhecimento; somos os únicos capazes de criar um sistema de símbolos, como a linguagem, e com ele registrar nossas próprias experiências e passarpara outros seres humanos. Essa característica é o que nos permite dizer que somos diferentes dos gatos, dos cães, dos macacos e dos leões.
Ao criarmos este sistema de símbolos, através da evolução da espécie humana, permitimo-nos também ao pensar e, por consequência, a ordenação e a previsão dos fenômenos que nos cerca.


2. Conhecimento Cientifico

O conhecimento científico vaialém da visão empírica, preocupa-se não só com os efeitos, mas principalmente com as causas e leis que o motivaram, esta nova percepção do conhecimento se deu de forma lenta e gradual, evoluindo de um conceito que era entendido como um sistema de proposições rigorosamente demonstradas e imutáveis, para um processo contínuo de construção, onde não existe o pronto e o definitivo, “é uma buscaconstante de explicações e soluções e a reavaliação de seus resultados”. Este conceito ganhou força a partir do século XVI com Copérnico, Bacon, Galileu, Descartes e outros.
No seu conceito teórico, é tratado como um saber ordenado e lógico que possibilita a formação de ideias, num processo complexo de pesquisa, análise e síntese, de maneira que as afirmações que não podem ser comprovadas sãodescartadas do âmbito da ciência. Este conhecimento é privilégio de especialistas das diversas áreas das ciências.


3. Conhecimento Filosófico


A palavra Filosofia surgiu com Pitágoras através da união dos vocábulos PHILOS (amigo) + SOPHIA (sabedoria) (RUIZ, 1996, p.111). Os primeiros relatos do pensamento filosófico datam do século VI a.C., na Ásia e no Sul da Itália (Grécia Antiga). A filosofia...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Introdução à filosofia
  • Introdução a filosofia
  • Introdução a filosofia
  • Introdução a filosofia
  • Introdução à filosofia
  • Introdução a Filosofia
  • Introduçao Filosofia
  • introduçao a filosofia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!