Introdução a filosofia moral

Páginas: 13 (3209 palavras) Publicado: 17 de abril de 2013
Introdução à Filosofia Moral
1.Os valores:
Diante de pessoas e coisas, estamos constantemente fazendo avaliações:"Esta caneta é ruim, pois falha muito", "Esta moça é atraente", "Acho que João agiu mal não ajudando você", "Prefiro comprar este, que é mais barato" .Essas afirmações se referem a juízos de realidade, quando partimos do fato de que a caneta e a moça existem, mas a juízos devalor, quando lhes atribuímos uma qualidade que se referem à utilidade, a beleza, ao bem e ao mal, ao aspecto econômico. Dessa forma, os valores podem ser lógicos, utilitários, estéticos, afetivos, econômicos, religiosos, éticos, etc...
Mas o que são valores? Embora a temática dos valores seja tão antiga como a humanidade, só no século XIX surge a teoria dos valores ou axiologia ( do grego axios"valor") A axiologia não se ocupa dos seres, uma das relações que se estabelecem entre os seres e o sujeito que os aprecia.
Diante dos seres (sejam eles coisas inertes, seres vivos ou ideias) somos mobilizados pela nossa afetividade, somos afetados de alguma forma por eles, porque nos atraem ou provocam nossa repulsa. Portanto, algo possui valor quando não permite que permaneçamos indiferentes.Enesse sentido que García Morente diz: "Os valores não são, mas valem.Uma coisa é o valor e outra coisa é ser. Quando dizemos de algo que vale, não-indiferença constitui esta variedade ontológica que contrapõe o valor ao ser. a não-indiferença é a essência do valer".
Os valores são, num primeiro momento, herdados por nós. Ao nascermos, o mundo cultural é um sistema de significados jáestabelecido de tal modo que aprendemos desde cedo como nos comportar à mesa, na rua, diante de estranhos, como , quando e quanto falar em determinadas circunstâncias; como andar, correr, brincar; como cobrir o corpo e quando desnuda-lo; qual o padrão de beleza; que direitos e deveres temos. Conforme atendemos ou transgredimos os padrões, os comportamentos são avaliados como bons ou maus.
A partir davaloração, as pessoas podem achar bonito ou feio o desenho que acabamos de fazer, ou criticar-nos por não termos cedido lugar à pessoa mais velha no metrô; ou acham bom o preço que pagamos pela bicicleta; ou no elogiam por termos mantido a palavra dada; ou nos criticam por termos faltado com a verdade. Nós próprios nos alegramos ou nos arrependemos de nossas ações ou até sentimos remorsosdependendo do que praticamos. Isso quer dizer que o resultado de nossos atos está sujeito à sanção, ou seja, ao elogio ou à reprimenda, a recompensa ou a punição, nas mais diversas intensidades: a crítica de um amigo ,"aquele" olhar de mãe, a indignação ou até a coerção física (isto é, a repressão pelo uso da força, por exemplo quando alguém é preso por assassinato).
Embora haja diversos tipos devalores, vamos considerar apenas os valores éticos ou morais.
2. A moral
Os conceitos de moral e ética , ainda que diferentes, são com frequência usados como sinônimos. A, aliás a etimologia dos termos é semelhante: moral vem do latim mos,moris, que significa "costume"," maneira de se comportar regulada pelo uso". e de moralis, morale, adjetivo referente que é "relativo aos costumes".Ética vem dogrego ethos , que tem o mesmo significado de "costume".
No entanto,podemos estabelecer algumas diferenças entre esses dois conceitos.A moral é o conjunto das regras de conduta admitidas em determinada época ou por um grupo de pessoas.Em um primeiro momento dessa discussão, podemos dizer de modo simplificado que o sujeito moral é aquele que age bem ou mal na medida em que acata ou transgrideas regras morais.A ética ou filosofia moral é a parte da filosofia que se ocupa com reflexão a respeito das noções e princípios que fundamentam a vida moral.Essa reflexão pode seguir as mais diversas direções dependendo da concepção de ser humano tomada como ponto de partida.
À pergunta "O que é o bem e o mal?", respondemos diferentemente, caso o fundamento da moral esteja na ordem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Introdução a moral
  • Filosofia Moral : Ética e Moral
  • filosofia moral
  • Filosofia moral
  • FIlosofia moral
  • Filosofia Moral
  • A filosofia moral
  • A filosofia moral

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!