introdução a etica

Páginas: 13 (3053 palavras) Publicado: 20 de novembro de 2014
INTRODUÇÃO À ÉTICA I


Nessa semana, iniciaremos o nosso estudo sobre ética.  Para tanto, nos valeremos das cogitações mentais da pesquisadora Elizete Passos, mas especificamente, de suas elaborações éticas registradas na obra "Ética nas organizações", publicada em 2012 em São Paulo, pela editora Atlas, 8ª reimpressão.

Elizete Passos, antes de fazer uma retrospectiva histórica dosprincipais conceitos éticos, nos apresenta uma definição dos termos "ética" e "moral", informando que, embora esses dois termos tenham vindo à existência por meio de duas línguas diferentes, portanto, de culturas diferentes, apresentam o mesmo significado etimológico, sendo essa semelhança a responsável pela tendência de se perceber os termos como que tratando dos mesmos objetos, o que não desfruta doapoio de todos os pensadores:

"Etimologicamente, as duas palavras possuem origens distintas e significados idênticos. Moral vem do latim mores, que quer dizer costume, conduta. modo de agir; enquanto ética vem do grego ethos e, do mesmo modo, quer dizer costume, modo de agir. Essa identidade existente entre elas marca a tendência de serem tratadas como a mesma coisa. Contudo, alguns autores,entre eles A. S. Vásques, admitem que, apesar do estreito vínculo que as une, elas são diferentes. Constituem-se em realidades afins, porém diversas" (PASSOS, 2012, p. 22).

Para nós, nesse primeiro momento, é suficiente a definição etimológica pura e simples, pois essa definição nos permite perceber que a "ética" trabalha com questões relativas ao costume, ao modo de agir, à conduta do ser, doindivíduo. Um costume, um modo de agir, uma conduta que só se efetiva no convívio social desse mesmo indivíduo, nesse sentido, o ser que escolher viver solitariamente em seu próprio casulo, longe das relações existentes dentro do edifício social, não estará envolvido em questões éticas, assim não será avaliado eticamente por aquilo que faz, mas por aquilo que não faz. Percebamos ainda que essadefinição do termo ética nos remete ao conceito de cidadania, que por sua vez, está indissoluvelmente ligado ao conceito de responsabilidade social. Assim posto, começamos a vislumbrar a unidade conceitual de nossa disciplina. O conceito de cidadania visa lançar todo ser racional para a ação política dentro do edifício social, uma ação política responsável que demonstra preocupação com a sua habitação, como cosmo e com o outro vivente dentro desse mesmo cosmo, que se preocupa com o edifício social e com todas as relações ali existentes e é essa ação política responsável que será objeto de reflexão da ética, é exatamente esse "como", essa forma de agir no mundo que será pensada, refletida. Antes de prosseguirmos, assinalamos que o signo "costume" presente na definição do termo ética nos remete àsquestões culturais, que, há muito, aceitamos o fato de que variam no tempo e no espaço (LARAIA, 2002). Assim a complexidade do assunto também se apresenta por esse fato.

A fim de te contextualizar, colocarei a seguir o que a estudiosa Elizete Passos registrou a respeito do conceito de ética na Grécia Antiga, mais especificamente em Sócrates, Platão e Aristóteles:

“Sócrates (469-399 a. C),considerado o pai da filosofia moral, nasceu em Atenas, filho de um escultor e de uma parteira. É considerado um marco, de modo que todos os pensadores que o antecederam foram identificados como pré-socráticos. Apesar de conversar bastante, nada deixou escrito. Viveu a democracia grega do início ao fim. Foi condenado à morte no ano de 399 a. C.
Dedicou-se à busca da verdade, que deveria ser umaforma de juízo universal, capaz de dirigir a vida das pessoas, no plano pessoal e político. Não pretendia ensinar e sim aprender, o que era feito através de um método que evitaria os desvios e conduziria o pensamento à essência das coisas, baseado na formulação de questões e que levaria ao conhecimento verdadeiro.
Assim, procurou despertar os indivíduos para a sua ignorância, por vê-la como...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • introdução a ética
  • O que e etica? introdução
  • Ética Introdução
  • Introdução a ética
  • Introdução ética
  • Introdução à ética
  • Introdução á ética
  • Introdução atps etica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!