INTRODUÇÃO A ENGENHARIA ELETRICA

Páginas: 11 (2658 palavras) Publicado: 5 de maio de 2014

Sumário














Resumo
O principio da eletricidade se deu com os gregos antigos. Eles observaram que, ao atritar o âmbar com pele de animal ou qualquer outro material os objetos se atraiam sobre outros corpos, posteriormente, essa propriedade foi observada por Tales de Mileto que sugeriu a palavra eletricidade. No século XVII, Francis Hauksbee foi nomeado curador porIsaac Newton para trabalhar como experimentalista, ele inventou uma maquina que emitia uma luz azulada no interior de um vidro selado a vácuo. Porém, na época era impossível explicar o tal fenômeno, e o aparelho recebeu o seu nome. Ainda no mesmo século, Stephen Gray desenvolveu o conceito de corpos condutores e isolantes ao perceber que existiam corpos que a eletricidade fluíam e em outros não. NaHolanda, no século XVIII foi pensado um modo de armazenar o fluxo elétrico produzido Hausksbee, foi colocado em um recipiente apoiado em um isolante e dentro deste agua, o recipiente foi então conectado por um fio à maquina de Hauksbee quando foi ligado a maquina segurando o frasco na mão e tocando na parte metálica levou uma forte descarga elétrica, este experimento atualizado com as devidastecnologias. Hoje é conhecido oomo capacitor. No mesmo século, Franklin desenvolveu para conhecer a natureza dos raios, e também criou o conceito de negativo e positivo se baseando no excesso ou carência de carga. Já no século XVIII houve uma disputa entre Luigi Alosio Galvani e Alessando Volta envolvendo experimento com eletricidade e sapos que gerou a descoberta da natureza geral da eletricidade.Galvani dizia que a eletricidade vista em animais vivo tinha natureza diferente da eletricidade vista até então e Volta era o seu opositor, no fim, Volta ganha a disputa através de um aparelho gerador de fluxo continuo de eletricidade, a tal invenção o tornou famoso tenso seu nome dado a unidade de medida de tensão.
Em 1820, descobre-se que o magnetismo é interligado à eletricidade. Passandouma corrente elétrica em um condutor próximo ao uma bussola, Hans Cristian Ostered percebeu que a bussola foi flexionada quando o circuito estava ligado, dando inicio aos estudos do eletromagnetismo. Tempos depois, Faraday descobriu a existência da força magnética e criou o principio básico de funcionamento de geradores elétricos e constatou que um fluxo magnético variado gera uma tensão induzida.Uma grande aplicação do eletromagnetismo foi o telegrafo de fio que surgiu na metade do século XIX.
Em 1878, Tomas Edison criou uma lâmpada incandescente com maior durabilidade e também construiu a primeira estação de geradora de energia fornecendo corrente continua em Nova York. Logo depois, Tesla se mudou para os Estados Unidos e que chegou a trabalhar pouco tempo com Edison surgiuacreditando que a corrente alternada era a chave para distribuição de eletricidade a grandes distancias, caracterizando uma desculpa entre Tesla e Edison, conhecida como guerra das correntes.
Até o momento, ninguém tinah conseguido mostrar em um modelo matemático comportamento dos fenômenos eletromagnéticos, em 1861 e 1862 Maxwell mostrou as equações os comportamentos eletromagnéticos e suaconsequências.






















1.0 – Introdução
A engenharia é a ciência de adquirir e de aplicar conhecimentos matemáticos para criar e aperfeiçoar elementos que realizem uma função ou objetivo. Sendo uma ciência que engloba tantos assuntos, a engenharia acaba conjugando vários assuntos para viabilizar as utilidades, visando sempre a sociedade, a técnica, a economia e o meioambiente. A Engenharia Elétrica, entre as outras engenharias, trabalha, estuda e aplica os ramos da eletricidade, do eletromagnetismo e da eletrônica. Diante da diversidade e da grandiosidade da Engenharia Elétrica, este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de esclarece-la, .
2.0 - A Historia da Engenharia Elétrica.
Em 2500 AC os sumérios já tinham conhecimento sobre a existência da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Apresentacao Introducao A Engenharia Eletrica
  • Introdução a engenharia elétrica
  • Introdução à engenharia elétrica
  • Introdução a engenharia elétrica
  • Introdução a engenharia elétrica
  • introdução à engenharia elétrica- ufc
  • Introdução à Engenharia Elétrica
  • Introdução à engenharia elétrica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!