Introdução a engenharia elétrica

Páginas: 21 (5028 palavras) Publicado: 28 de novembro de 2012
Apresentação
A profissão de engenheiro eletricista é ideal para quem é curioso e determinado, perde horas manuseando fios e circuitos com criatividade e responsabilidade. Se você já desmontou um eletrodoméstico só para descobrir como funciona, acabou de encontrar sua vocação profissional.
Estudaremos os cientistas Hans Christian Oersted que conseguiu estabelecer uma relação entre magnetismo eeletricidade. André Marie Ampère, com sua lei determinou o sentido do campo magnético a partir do sentido da corrente elétrica. Johann Carl Friedrich Gauss afirmou que as cargas que existem em um corpo formam um campo elétrico que se distribui de forma radial. Michael Faraday, que afirmou descobrir a indução magnética. James Clerk Maxwell com suas equações representou um enorme avanço no estudo doeletromagnetismo. E com todas essas contribuições a luz passa a ser entendida como onda eletromagnética.
Com isso a engenharia elétrica é o ramo da engenharia que lida com geração, transmissão, transporte e distribuição da energia elétrica. Por ser muito abrangente, apresenta muitas subdivisões, entre elas os sistemas computacionais.
Aos estudantes, entre outros pontos, o currículo daUniversidade Federal do Ceará agrega valores éticos, permitindo-lhe a formação de um profissional de qualidade.
O gosto pela pesquisa e pelos estudos, habilidade numérica e flexibilidade são algumas de suas características. Então se sinta a vontade para deleitar-se nas paginas seguinte a descobrir o maravilhoso mundo da engenharia elétrica.











"Volta e meia se afirma no meiocientífico que a beleza natural das equações de Maxwell representa um dos maiores feitos intelectuais de nossa espécie. É pouco provável que a encontraremos representadas em algum quadro em um museu ou muito menos reproduzidas em alguma música tocada por algum conjunto pop. De qualquer forma, estas equações não precisam de destaque em algum lugar para exibição, pois estas estão relacionadas a praticamentetodos os fenômenos e estão entre as ferramentas as quais nossa atual tecnologia foi concebida."

James Clerk Maxwell

Sumário

1. Apresentação_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ __ _ _ _ pág. 1

2. História da eletricidade e do eletromagnetismo com ênfase nas equações de Maxwell _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ pág. 4

3. Definição de Engenharia Elétrica _ _ __ _ _ _ _ _ _ _ _ _ __ _ _ pág. 14

4. Currículo do curso de Engenharia Elétrica e sua relação com as equações de Maxwell _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _pág. 16

5. Áreas de trabalho do Engenheiro eletricista_ _ _ _ _ _ __ _ _ _ _ pág. 19

6. Conclusão_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ pág. 24

7. Referências Bibliográficas_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ __ _ _ _ _ _ _ pág. 25

História da eletricidade e do eletromagnetismo.
A primeira referencia a fenômenos eletromagnéticos registrados ocorreu na antiguidade. Tales de Mileto, em uma de suas viagens á Ásia encontrou pequenas pedras de âmbar que eram atraídas pela ponta de seu cajado de ferro. Esse fenômeno foi descoberto na antiga região da Magnésia, atualmente na Turquia. Posteriormente,chamou-se esse fenômeno de magnetismo, numa menção à antiga cidade turca.
Do âmbar (gr. élektron) surgiu o nome eletricidade.
Porém, esse fenômeno não despertou no homem grandes interesses e seu estudo ficou praticamente estagnado por muitos séculos. A humanidade, mais precisamente os estudiosos europeus por volta do século XIII, voltam a estudar fenômenos magnéticos, pois começaram a utilizar abússola como instrumento de localização. Muitos cientistas começaram a estudar esse fenômeno, mas de forma pouca eficiente, uma vez que era o período da Idade Média, e o conhecimento científico era controlado pela Igreja Católica.
Somente no começo do século XIX foi que o estudo do magnetismo realmente destacou-se. Os trabalhos do cientista dinamarquês Hans Christian Oersted (1777 - 1851)...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Apresentacao Introducao A Engenharia Eletrica
  • Introdução a engenharia elétrica
  • Introdução à engenharia elétrica
  • Introdução a engenharia elétrica
  • INTRODUÇÃO A ENGENHARIA ELETRICA
  • introdução à engenharia elétrica- ufc
  • Introdução à Engenharia Elétrica
  • Introdução à engenharia elétrica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!