Introdução a educação a distância

Páginas: 5 (1007 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2011
Atividades de Introdução à Educação a Distância

1) – Apresente, na forma de um texto descritivo/dissertativo, aspectos considerados essenciais para a implementação de cursos superiores na modalidade a distância no Brasil, destacando na legislação educacional os documentos que propiciaram a legalidade dos diplomas expedidos pelas Instituições de Ensino Superior.

R: A UAB deve ter como sedeum Município e que seja credenciado ao órgão competente (MEC), ao qual, as propostas são encaminhadas pelo Prefeito, ou até mesmo pelo Governador, ao MEC, porém, as proposições dos cursos superiores devem partir de instituições superiores estaduais ou federais, ou do CEFET. Desta forma, o governo municipal sede, e/ou o governo estadual fica com a responsabilidade da infra-estrutura física, ou seja,salas de aula, salas de vídeos, sala de informática, e também de pessoal do pólo de apoio presencial, como tutores, coordenadores, ficando apenas para o MEC as despesas com os pagamentos dos tutores e da infra-estrutura. E, a partir do ano de 1996 é que se inicia no Brasil, o processo de reconhecimento do EAD, através da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB nº.9.394/96), contudo o Art.80 daLDB, precisava que fosse regulamentada, ocorrendo mais tarde através do Decreto nº.2.494/98 e com o Decreto nº.5.622/05, os cursos ministrados a distância obteve a mesma validade dos cursos presenciais, e, os diplomas emitidos por instituições á distância não podem fazer nenhum tipo de referência no sentido de que o curso foi realizado na modalidade a distância.

2) – O texto faz umaapresentação sistematizada e contextualizada do programa denominado Universidade Aberta do Brasil (UAB). A partir da leitura inicial, você deverá realizar uma pesquisa nos sites de busca da internet, em livros e periódicos que tratam dessa questão. Apresente o resultado de sua pesquisa em um texto descritivo/dissertativo em que você pode confirmar ou refutar a idéia de que a UAB pode contribuir para oprocesso de democratização e interiorização do ensino superior no Brasil.

R: É notório que a UAB pode contribuir no processo de democratização, pois, ela da uma oportunidade aquelas pessoas que não tem oportunidade de cursar uma faculdade, seja ela privada, estadual ou federal. Ocorre, que, mesmo com a implantação da UAB, esta não vem resolver todos os problemas que existe na educação brasileira.3) – Nos cursos superiores ofertados na modalidade de educação a distância, os tutores assumem um papel fundamental á medida que se colocam como mediadores do processo de ensino-aprendizagem. Com base no conteúdo deste capítulo e na leitura de outros textos científicos, apresente, na forma de um texto descritivo, as funções normalmente atribuídas aos tutores presenciais e aos tutores a distâncianos referidos cursos.

R: O sistema UAB designa a função do tutor presencial da seguinte forma: “orientador acadêmico com formação superior adequada que é responsável pelo atendimento dos estudantes no Polo, acompanhando e orientando-os em todas as atividades que envolvem o processo ensino-aprendizagem (BRASIL, 2008d).
E o tutor a distância como: “orientador acadêmico com formação superioradequada que é responsável pelo atendimento pedagógico aos estudantes através dos meios tecnológicos de comunicação (e-mail, fóruns, teleconferências, telefone, etc.)” (BRASIL, 2008d).
Portanto, o papel do tutor é muito importante. E as funções atribuídas a eles são as mesmas, que é o acompanhamento, a orientação, porém, um tutor atende através de meios tecnológicos e o outro atende no Polo.

4) –Procure aprofundar seus conhecimentos sobre as ferramentas de comunicação e interação do Sistema de Gerenciamento de Cursos Moodle. Para isto, você pode localizar em sites de busca o Guia de Funcionalidades, que normalmente é encontrado nas páginas virtuais das Instituições de Ensino Superior que utilizam esse ambiente para a oferta de cursos a distância ou como apoio tecnológico aos cursos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • introduçao a educaçao a distancia
  • Introduçao a Educaçao a distancia (EaD)
  • Trabalho de introdução à educaçao a distancia
  • Introdução aos estudos de educação à distância
  • introdução a Educação a Distância
  • Introdução a educação a distância
  • introdução a educação a distância
  • Introdução a Educação a Distância

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!