Introdução a Educação física - Metodologia do Ensino de Educação Física.

Páginas: 7 (1739 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2013

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Introdução a Educação Física – Prof.º: Ricardo Ruffoni



Metodologia do Ensino de Educação Física.



Alunos: Marina Oliva, Thamara Octaviano, Talita Lopes, Thayná Salles e Wallace Rodrigues.
INTRODUÇÃO

Este livro foi escrito pensando no professor de Educação Física queencontramos em várias oportunidades, nas reuniões das escolas, nas associações, nos cursos de aperfeiçoamento e formação, nos congressos. Professor sufocado pelas limitações materiais da escola, pelos baixos salários, pela desvalorização de sua profissão e do seu trabalho, mas sempre esperançoso em transformar sua prática, sedento do saber, inquieto por conhecer e suprir o que não lhe foipropiciado no período de sua formação profissional. Fala também sobre o Futuros docentes de Educação Física que estão nos cursos de habilitação ao magistério e nos cursos de licenciatura.
Cumpre a tarefa de auxiliar o professor no aprofundamento dos conhecimentos de educação física como área de estudo e campo de trabalho. Nesse sentido, um livro de Metodologia da Educação Física deve fornecerelementos teóricos para a assimilação consciente do conhecimento, de modo que possa auxiliar o professor a pensar autonomamente.
Há duas perspectivas, desenvolvimento da aptidão física ou reflexão sobre a cultura corporal, servem para estimular o professor a escolher uma forma adequada para conduzir seus alunos e principalmente quando se refere ao plano pedagógico em escolas públicas.
Este textomostra a concepção de uma forma de organização com projetos político-pedagógico focando a ação social da educação física nas escolas
Projeto Político Pedagógico:
O Brasil tem a característica de ser um país onde seu povo busca afirmar seus interesses imediatos (necessidade de sobrevivência), ou Históricos (necessidade de garantir o poder a partir de um privilégio). Essas características, lutamnão só pela transformação do país e nem por deixar o privilégio de lado, com isso são criadas ideologias que faz com que cada um possua seus próprios valores inerentes de qualquer individuo.
A classe trabalhadora a cada dia se expressa mais, lutando por uma hegemonia social marcando o conflito entre as classes pro seus interesses. As vezes as disputas ficam acirradas gerando conflitos e crisesdando origem a pedagogia.
Pedagogia é a teoria ou método que explica a pratica social em ações dos homens onde se constrói sua educação e ela se faz concluir que a educação é uma forma de pratica social em momentos da história. Porém quando ela não é aceita por nenhum dos lados da sociedade, deve ser repensada ate se chegar no consenso entre todos.
Pedagogia emergente, busca entender osinteresses das classes isso se chama critico – superado. As características para este entendimento podem ser:
Diagnostica: Constatação e leitura dos dados;
Judicativa: Julga com uma ética que representa determinadas classes;
Tecnológica: determina um alvo para chegar, uma direção que pode ser conservadora ou transformadas antes de julgadas;

Projeto político-pedagógico representa uma intenção,estratégia. Todo educador deve possuir definido o seu projeto político-pedagógico. Essa definição ajuda no seu dia a dia em sala de aula: no relacionamento com os alunos, o conteúdo que seleciona para ensinar e como o trata científica e metodologicamente.
É preciso que cada educador tenha bem claro de: Como articula suas aulas com este projeto maior de homem e de sociedade?
Compreendendo como oprojeto político-pedagógico se funciona na escola, como se materializa no currículo e o torna um bom profissional de educação física.

Concepção de currículo ampliado
A não explicitação de um objeto de estudo especifica, faz com que pesquisas realizadas não apontem para uma teoria que seja amplamente aceita.
Buscando a contribuição para o debate nacional da questão, foram realizados estudos na...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Metodologia do ensino da educação fisica
  • Metodologias de ensino em Educação Física
  • metodologia do ensino da educacao fisica
  • metodologia do ensino da educacao fisica
  • Metodologia do ensino da educação Física
  • Metodologia do ensino de educação física
  • Metodologias de Ensino na Educação Física
  • Metodologias de ensino na educação física escolar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!