Introdução a economia

Páginas: 8 (1777 palavras) Publicado: 27 de abril de 2013
[pic]


SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO


DERIVANEA ARAUJO ARANTES NUNES

JONILDO DA SILVA MIRANDA

MAYCON REMACLO SILVA DE OLIVEIRA












Produção textual
INTRODUÇÃO A ECONOMIA

















Uberlândia
2010

Derivanea araujo Arantes nunes

JONILDO DA SILVA MIRANDA

MAYCONREMACLO SILVA DE OLIVEIRA

















Produção textual
INTRODUÇÃO A ECONOMIA









Trabalho apresentado ao Curso Bacharelado em Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Introdução a Economia.

Prof. Edilson Gonçalves Moreira






Uberlândia

2010


1. INTRODUÇÃO


Este trabalho abordará doisassuntos de suma importância à economia de um país, no que influencia diretamente na vida da população no seu dia a dia, que são: a inflação e a má distribuição de renda. Não se trata de um assunto exclusivamente de países subdesenvolvidos ou em emergência, mas também de países desenvolvidos, embora nos dois primeiros grupos, a taxa de tais processos é bem mais alta. É fato que a política monetária afetaos resultados econômicos de uma país e a distribuição de renda, assim como a inflação também o faz; mas a política adotada pelo Brasil frente à crise atual demonstra que o país tem capacidade organizacional e econômica de criar métodos para controlar a inflação e principalmente de conseguir uma melhor distribuição de renda, que é um dos maiores, senão o maior, problema enfrentado pelo seu povo.2. DESENVOLVIMENTO

GREMAUD, VASCONCELOS, TONETO JR. (2002:190) definem a "política econômica como a intervenção do governo na economia com o objetivo de manter elevados níveis de emprego e elevadas taxas de crescimento econômico com estabilidade de preços. As principais formas de política econômica são apolítica fiscal e a política monetária. Por política fiscal, entende-se a atuação do governo no que diz respeito à arrecadação de impostos e aos gastos. Por política monetária, entende-se a atuação do Banco Central para definir as condições de liquidez da economia: quantidade ofertada de moeda, nível de taxa de juros entre outros."
Segundo MANUEL ENRIQUEZ GARCIA (In MANUAL DE ECONOMIA:1996, 311),"O Banco Central do Brasil é o órgão executor da política monetária, além de exercer a regulamentação e a fiscalização de todas as atividades de intermediação financeira no País. Dentre as suas atribuições, destacam-se: a) emissão de moeda; b) o recebimento dos depósitos obrigatórios dos bancos comerciais e dos depósitos voluntários das instituições financeiras em geral; c) a realização deoperações de redesconto de liquidez e seletivo; d) as operações de open market (mercado aberto); e) o controle do crédito e das taxas de juros; f) a fiscalização das instituições financeiras e a concessão da autorização para o seu funcionamento; g) a administração das reservas cambiais do País."
Se a política econômica tem como um dos seus pilares a política monetária e se os recursos que dãolastro à emissão de moedas são escassos, então deve o Estado promover e estimular a produção e a mobilização de riquezas. Deste modo, o trabalho do Banco Central será sobremaneira facilitado, até porque, no Brasil dos dias de hoje é perceptível a grande influência exercida pelo ‘capital especulativo’, volátil, de pouca densidade e praticamente inacessível à imensa maioria dos brasileiros, ávidos porterem ‘moedas’ à sua disposição.
Um governo consciente e atento às necessidades da população e do próprio Estado, e uma economia pautada pelo estímulo à produção e à mobilização de riquezas em face a uma política econômica condizente com estas exigências é o primeiro passo no sentido do desenvolvimento do País. O segundo passo seria, ao ver, uma política fiscal racional, vale dizer uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Introdução á economia
  • Introduçao a economia
  • introducao a economia
  • introdução a economia
  • Introdução à Economia
  • Introdução a economia
  • Introdução a economia
  • Introdução a economia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!