Introdução a economia

Páginas: 18 (4397 palavras) Publicado: 2 de outubro de 2014
Faculdade Dom Alberto






TRABALHO DE
INTRODUÇÃO A ECONOMIA









Aluno: Rodrigo De Figueiredo Lisboa
Curso: Administração de Empresas;







Santa Cruz do Sul, 09 de novembro de 2013;

Estudos de Casos: trabalho acadêmico composto pela resolução de 5 (cinco) casos problemáticos, a serem respondidos de 20 (vinte) linhas, no mínimo, a 30 (trinta) linhas, nomáximo, nos padrões estruturantes dos planos de aula da disciplina, sendo que as respostas deverão:
a) indicar o problema objeto de análise;
b) descrever e fundamentar os conhecimentos necessários para a sua compreensão e solução;
c) apontar as habilidades/competências que são necessárias para a solução do problema;
Fazenda "garante" desaceleração da inflação de alimentos em 2013
Estudo dogoverno destacou desonerações tributárias, redução na conta de luz e queda nos preços ao produtor como fatores que possibilitarão a desaceleração da alta dos preços

Guido Mantega prevê uma renúncia fiscal de 70 bilhões de reais em 2013 (Renato Araújo/Agência Brasil)
O Ministério da Fazenda publicou nesta quarta-feira o boletim "Economia Brasileira em Perspectiva", que reúne dados da economiabrasileira no primeiro trimestre deste ano. Segundo o documento, a inflação de alimentos desacelerará ao longo do ano e direcionará o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) para baixo, garante o Ministério. "A inflação de alimentos encontra-se no pico e registrará desaceleração nos próximos meses, o que redirecionará o IPCA", afirma o texto.
A Fazenda baseou sua afirmação na percepção de que aoscilação dos preços ao consumidor tem respondido, de maneira defasada, às variações nos preços dos alimentos ao produtor, medidos pelo índice IPA-DI agrícola. Os economistas do governo acreditam que a atual desaceleração do índice agrícola terá reflexos no IPCA. O IPA-DI mostra forte desaceleração desde julho de 2012. Em março deste ano, teve queda de 2,31%.
O governo manteve o tom otimista emrelação ao crescimento econômico em 2013, apesar de os últimos dados mostrarem fraca recuperação. Segundo o documento, "o Brasil começou 2013 com ritmo de crescimento mais intenso", dando prosseguimento à trajetória de aceleração verificada a partir do segundo semestre de 2012. Na avaliação do órgão, os fundamentos macroeconômicos do país têm permitido enfrentar a crise global sem maioressobressaltos.
A Fazenda destaca também algumas desonerações tributárias que têm sido promovidas para estimular a economia, como as mudanças nas folhas de pagamento das empresas, que englobam mais de 40 setores da economia. O boletim reitera as projeções feitas pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmando que a renúncia fiscal em 2013 superará os 70 bilhões de reais, quase 2% do Produto Interno Bruto(PIB). No ano passado, tal valor foi de 40 bilhões de reais.
A redução na tarifa de energia elétrica também foi destacada no relatório, que relata que a conta mais baixa "já está gerando aumento da competitividade das empresas e ampliando a renda disponível das famílias". A desoneração da cesta básica também foi lembrada no texto.
Leia ainda: Mantega está mais otimista do que os dadospermitemDilma sanciona lei que desonera folha de pagamento
Infraestrutura - Segundo o boletim, o programa de concessões de aeroportos, rodovias, ferrovias e portos também será fundamental para a superação de gargalos na infraestrutura dos transportes, com aumento da qualidade dos serviços e redução de custos de produção e distribuição. O governo também considera o Programa de Aceleração do Crescimento(PAC) um instrumento essencial para garantir que o investimento se mantenha como uma das principais forças impulsionadoras do desenvolvimento.
O boletim destaca que caberá aos investimentos em infraestrutura o papel central na agenda das políticas públicas. "Isso levará crescimento mais intenso no aumento da produção de bens de capital do país, o que trará uma maior participação no PIB nos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Introdução á economia
  • Introduçao a economia
  • introducao a economia
  • introdução a economia
  • Introdução à Economia
  • Introdução a economia
  • Introdução a economia
  • Introdução a economia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!