Introdução a economia

Páginas: 10 (2491 palavras) Publicado: 28 de setembro de 2012
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
ADMINISTRAÇÃO - BACHARELADO

BRUNO OLIVEIRA ALVES
JOSÉ ADRIANO MENDES SILVA
MARCELO CARDOSO OLIVEIRA
PÁBLO JOHN NERES DE SOUSA
RAQUEL ALVES MOREIRA

81797044

ESTUDO DE CASO

Salinas, MG
2012

BRUNO OLIVEIRA ALVES
JOSÉ ADRIANO MENDES SILVA
KINDDOLY SOARES GOMES DA SILVA
MARCELO CARDOSO OLIVEIRA
PÁBLO JOHN NERES DE SOUSA
RAQUEL ALVESMOREIRA

ESTUDO DE CASO

Trabalho apresentado ao Curso de Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de: Metodologia da Pesquisa Ciêntífica, Estatística, Psicologia Organizacional, Direito Empresarial e Trabalhista, Contabilidade de Custos

Professores: Luciano Trigueiro,
Marcelo Viegas, Mônica M. Silva,
Janaína Vargas, Vânia Almeida.

Salinas, MG
2012SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONCLUSÃO 12

REFERENCIAS 13


1. INTRODUÇÃO

Se fosse possível misturar em um recipiente uma pitada de inovação e de boas ideais, e a tudo isso fosse adicionado uma determinada força de vontade, sem duvida o produto final do cozimento destes ingredientes seria uma ação empreendedora. Por isso, empreender está totalmente relacionado aodesenvolvimento – “fazer” – positivo de uma determinada atitude.
Para Gonçalves (2003), Empreender enseja quebrar uma lógica de mercado, modificar uma dinâmica até então válida e oferecer ao mercado um negócio realmente novo. Não é por outro motivo que inovação e criatividade andam de braços dados com o empreendedorismo.
Assim, todas as ações realizadas a fim de atingir uma satisfaçãofinanceira ou pessoal podem estar vinculadas ao empreendedorismo, da perspectiva positiva com se enxerga o futuro de um negócio até o mesmo sentimento desempenhado a efetivação de um relacionamento considerado significativo.
Ao observar a iniciativa tomada pelos empresários da cidade de Patos, no estado da Paraíba, não há dúvidas de que a mesma se trata de ações inovadoras e muito importantes paraestimular a obtenção de lucros e garantir a sobrevivência de seus empreendimentos.
Diante do exposto, o presente trabalho tem como objetivo apresentar soluções adequadas para os problemas proposto no estudo de caso, baseado nas ações inovadoras de empresários que abriu uma Rede de supermercados no estado da Paraíba, proporcionando assim uma visão da viabilidade da adoção de técnicas e práticasadministrativas na situação em questão.

2. DESENVOLVIMENTO
O Contrato Social

O Código Comercial de 1850 criou os TRIBUNAIS DO COMÉRCIO, órgãos que exerciam tanto a jurisdição em matéria comercial, julgando conflitos que envolviam comerciantes ou a prática de atos de comércio, como também funções administrativas de natureza registrária.
O registro do comércio era atribuição de uma repartiçãodaqueles Tribunais, denominada JUNTA COMERCIAL, perante a qual os comerciantes deviam proceder a sua matrícula, arquivamento e autenticação dos respectivos documentos mencionados em lei. Em 1875 os Tribunais foram extintos e daí a atribuição jurisdicional foi transferida para o juiz de direito. As atribuições administrativas ficaram a cargo das Juntas Comerciais.
Atualmente o REGISTROdenomina-se REGISTRO PÚBLICO DE EMPRESAS MERCANTIS E ATIVIDADES AFINS e está disciplinado pela Lei 8934/1994 e pelo Decreto 1800/1996 . Existe uma Junta comercial em cada unidade federativa, isto é, em cada Estado e uma no Distrito Federal. Como temos atualmente o DIREITO DE EMPRESA, preferimos chamar de REGISTRO PÚBLICO DE EMPRESAS.

PROCEDIMENTOS PARA REGISTRO DE EMPRESA

1. Consulta Prévia – JuntaComercial do local em que ficará localizada a empresa. A zona é importante, pois poderá incompatibilidade com o ramo de atividade a ser exercida.
2. Pesquisa previamente o NOME EMPRESARIAL escolhida para que verifique homônimos, etc.
3. Verificar situação fiscal dos sócios – Imposto de Renda – CPF , além de ver se há o enquadramento para MICROEMPRESA - ME ou EMPRESA DE PEQUENO PORTE – EPP, caso...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Introdução á economia
  • Introduçao a economia
  • introducao a economia
  • introdução a economia
  • Introdução à Economia
  • Introdução a economia
  • Introdução a economia
  • Introduçao a economia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!