Introdução a economia

Páginas: 6 (1269 palavras) Publicado: 15 de novembro de 2011
Estatística

É a parte da matemática aplicada que fornece métodos para a coleta, organização, descrição, análise e interpretação de dados e para a utilização dos mesmos na tomada de decisões.
É um meio mais eficaz para atingir determinada meta.

Estatística Descritiva

Corresponde aos procedimentos relacionados com a coleta, elaboração, tabulação, análise, interpretação e apresentação dosdados. Isto é, inclui as técnicas que dizem respeito à síntese e à descrição de dados numéricos. O objetivo da estatística descritiva é tornar as coisas mais fáceis de entender, relatar e discutir.
É aquela encarregada dos primeiros passos do processo estatístico, quais sejam a coleta, a organização e a descrição (ou apresentação) dos dados. Estas etapas iniciais podem ser resumidas apenas comosíntese dos dados.

Estatística Indutiva (ou inferencial):

Parte de um conjunto ou subconjunto de informações (subconjuntos da população ou amostra) e conclui sobre a população. Utiliza técnicas como a teoria das probabilidades, amostragem inferência estatística.
É a responsável pelas etapas finais do processo estatístico: a análise e a tomada de decisões. É a parte mais profunda, maiselaborada, enfim, mais complexa da estatística!

População

É o conjunto total de elementos portadores de, pelo menos, uma característica comum.
É aquele conjunto do qual se deseja extrair a informação, e cujos elementos têm, pelo menos, uma característica comum.

Censo:

É uma das formas de se processar um estudo estatístico. Ou seja, o censo é o tipo de estudo estatístico que abrange todosos elementos da população.
Amostra

É uma parcela representativa da população que é examinada com o propósito de tirarmos conclusões sobre a essa população.
Subconjunto finito da população cujas características serão medidas. A amostra será usada para descobrir características da população. Como toda a análise estatística será inferida a partir das características obtidas da amostra, éimportante que a amostra seja representativa da população, isto é, que as características de uma parte (amostra) sejam em geral as mesmas que do todo (população).

Existe uma diferença fundamental entre Educação Matemática e Educação Estatística, enquanto na primeira busca-se operar com os fenômenos reais e imaginárias, na segunda busca-se resumir informações grupais para explicar e inferir sobreesses fenômenos. (VENDRAMINI, 2006, p. 241).

Ética

Desde os primórdios que o agir entre os homens é questionado e estudado, o viver em sociedade de maneira correta, sem atentar a dignidade do outro, é uma questão que perpassa a evolução da humanidade.
Questão essa de difícil resposta, pois a sua solução envolve a ética e a moral, que são empregadas como um conjunto de princípios e padrões deconduta. Para os filósofos gregos a ética representava a filosofia da moral, sendo um pensamento reflexivo sobre os valores e as normas que regem as condutas humanas. Também pode ser compreendida como um conjunto de princípios e normas que um determinado grupo estabeleceu para o seu efetivo exercício profissional, sendo denominada de ética profissional.

“O agir” da pessoa humana estácondicionado a duas premissas consideradas básicas pela Ética: "o que é" o homem e "para que vive", logo toda capacitação científica ou técnica precisa estar em conexão com os princípios essenciais da Ética. (MOTTA, 1984, p. 69)

A aplicação da ética numa empresa surge quando esta necessita programar uma conduta ética dos seus integrantes, permeada pelos valores morais fazendo com que estas convicçõesse tornem parte da cultura da empresa. Podemos conceituar a ética empresarial como sendo o valor que assegura a reputação e sobrevivência de uma empresa assim como, os bons resultados. Pois uma empresa que age segundo os princípios morais e éticos conseguem uma maior aceitação diante a coletividade aumentando assim os seus lucros.
A ética adotada pela empresa e seus funcionários, é considerada...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Introdução á economia
  • Introduçao a economia
  • introducao a economia
  • introdução a economia
  • Introdução à Economia
  • Introdução a economia
  • Introdução a economia
  • Introdução a economia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!