Introdução a doença mental

Páginas: 3 (514 palavras) Publicado: 20 de junho de 2011
Introdução

A história da loucura se confunde muitas vezes com a história da própria humanidade que ao ditar regras e especificar normas gera a ideologia do certo ou errado, não deixa brechasentre esses dois conceitos causando um estranhamento em relação ao diferente .Muito comumente uma opinião popular torna-se rapidamente uma opinião geral pois as multidões tem o poder de sereminfluenciadas por ideias e conceitos. Ainda que essas noções passem do particular para o geral são bem aceitas pela massa.
A idéia de loucura foi transformada ao longo dos anos,sofrendo alteraçõessignificantes ao longo dos séculos de acordo com o contexto histórico. O trabalho a seguir vem apresentar a evolução histórica da loucura e a emergência da doença mental desde a Grécia antiga até o século XIX .Durante séculos as pessoas que apresentavam um desvio padrão foram segregadas do resto da sociedade, algumas vezes encarceradas em condições precárias sem direito a se manifestar na condução de suaprópria vida , que por vezes era decidida pela família, governo, medicina e até mesmo pela justiça.Valendo-se dos critérios de transgressão da lei e da moral classificava se uma pessoa como louca.
Nahistória da humanidade, as primeiras referências a distúrbios mentais aparecem em escritos da Antigüidade onde a loucura era considerada como uma manifestação divina. Ao longo da história, os loucosforam concebidos sob várias visões.
Na Idade Média o indivíduo que perde a razão ou é contrário a mesma eram confiados a grupos de mercadores e peregrinos que os levavam de uma cidade a outra ondeficavam a vagar, ele ainda não é tido como um doente mas sim como um marginal que deve ficar longe do restante da sociedade já que não se enquadrava no padrão estipulado.Somente no inicio damodernidade que se inicia reflexões médicas e filosóficas as quais situavam a loucura como algo que ocorria no interior do próprio homem e passam a ser construídos espaços para separarem os loucos dos demais...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Saúde Mental ou Doença Mental
  • Doença mental
  • Doença mental
  • Doenças mentais
  • Doença mental
  • Doenças Mentais
  • Doenças mentais
  • Doença mental

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!