Introdução a Docencia

Páginas: 18 (4318 palavras) Publicado: 20 de novembro de 2014







TRABALHO PRATICA DE ENSINO
# INTRODUÇÃO À DOCÊNCIA#




CURSO: ARTES VISUAIS









SANTANA DE PARNAÍBA
2014

Atividade em grupo A
Leia os textos referentes aos itens 7.1 a 7.13 e reflita sobre as inúmeras verdades que cada um deles encerra em suas entrelinhas, em relação à educação. Na sequência de cada texto, já são apresentadas algumasquestões para reflexão. Reflita sobre essas questões e procure apontar, para cada texto, novas reflexões.
A atividade em si consiste em elaborar um relatório que contemple as principais reflexões que todos estes textos induziram no grupo de alunos, ou seja, mencionar o título de cada um dos textos e as principais reflexões que o grupo teve sobre cada um deles.


RELATÓRIOS

Educação? Educações:aprender com os índios

Como foi relatado na carta resposta do índio, o mesmo agradece o convite, porem deixa claro que ele necessita de guerreiros que dominem a língua indígena, que saibam caçar e construir cabana, que cuidem da floresta, que suportem o frio e a fome, ou seja, para o índio os valores aqui relatados são precisos e úteis, pois eles serviram para a vida na floresta, mas para o homemda cidade os valores de educação seriam outros como: estudar em uma escola, falar corretamente a língua de seu país, ter um bom emprego para possam competir entre si e consequentemente ter status profissionais e financeiros, ou seja, para cada cultura seus valores mudam o homem da cidade não domina a selva como o índio e vice versa, pois ambos possuem culturas e valores diferentes. Quando o índiomenciona em uma de suas frases a palavra “homem”, ele quer dizer o homem guerreiro, o homem da selva não o homem da cidade, pois para ele de nada terá serventia na selva.
A educação é algo delicado de se tratar, pois cada povo tem sua cultura, não se pode generalizar a educação tratando-a como única em toda parte do mundo.
O Brasil é o país da diversidade, mas seu povo como qualquer outro temseus vícios, manias e cultura. A Globalização veio para mudar muitas coisas no mundo, pois se trata de um processo econômico e social que necessita de uma integração entre as pessoas e países do mundo todo e através deste processo as pessoas, empresas e governos trocam informações, realizam transações financeiras e comerciais e consequentemente aspectos culturais, globalização tem a ver com acriação de uma rede de conexões, que deixam as distancias, mas curtas, facilitando assim as relações culturais e econômicas mais rápidas e eficientes. O que seria dos países no dia de hoje sem a globalização? Estariam parados no tempo, fechados a sua cultura. É hora de deixar as diferenças de lado e aprender que o diferente existe e estará presente o tempo todo e que através da diferença que temos aoportunidade de adquirirmos mais conhecimentos e aplicá-los quando necessário.


O fax do Nirso

A educação nos dias atuais esta perdendo espaço no mercado de trabalho, pois as empresa estão visando apenas o lucro e deixando de lado a educação no quesito escrita, no texto apresentado mostra que o funcionário não sabia escrever e a cada fax a situação da escrita piorava, o gerente estarrecido coma situação levou ao presidente as mensagens que recebeu do vendedor, pensando que o presidente tomaria as devidas providências, ao contrario do que o gerente pensou o presidente vendo que o funcionário não dispunha de um amplo conhecimento de escrita, deixa de lado tal fato e se preocupa apenas com os ganhos obtidos para a empresa e ele mesmo redigiu de próprio punho um aviso e afixa no mural daempresa juntamente com o fax do vendedor, onde ele escreve incorretamente que a partir daquele dia os vendedores seguissem como modelo o Nirso que ao invés de se atentarem mais a escrita que se preocupassem em vender mais.
Não basta diploma, é necessário que os profissionais saibam lidar com a área escolhida, pois como foi contado na historia o vendedor vendia muito bem, mas por outro lado...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Introdução a docencia
  • Introdução à docência
  • Introdução a Docência
  • Introdução a Docencia
  • Introduçao a docencia
  • Introdução a docência
  • Introdução a docência
  • Introdução a docencia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!