Introdução a construção social

Páginas: 4 (905 palavras) Publicado: 19 de maio de 2012
Conforme passam os anos a ciência consegue dar conta de resolver uma série de questões ligadas ao mundo natural, entre elas podemos destacar a cura de alguma doenças, o tratamento de água e esgoto,além disso, ganha destaque A invenção de máquinas e mecanismos como a lançadeira móvel, a produção de ferro com carvão de coque, a máquina a vapor, a fiandeira mecânica e o tear mecânico. Com aaplicação da força motriz às máquinas fabris, a mecanização se difunde na indústria têxtil e na mineração. As fábricas passam a produzir em série e surge a indústria pesada (aço e máquinas). A invenção dosnavios e locomotivas a vapor acelera a circulação das mercadorias.
.

Diante desses acontecimentos a ciência passa a adquirir à credibilidade explicativa que antes era atribuída apenas a religião.Além disso, a própria religião passa a ser objeto de estudo da ciência, filósofos como Feuerbach argumentam que foi o próprio home quem inventou deus, enquanto Friedrich Wilhelm Nietzsche chega aanunciar a morte de deus na modernidade. Da mesma forma que a ciência passa a ter credibilidade na explicação do mundo natural, vários cientistas europeus passam a acreditar que a mesma ciência possa tersucesso na tentativa de explicar os fenômenos do mundo social. Nasce dessa forma a Sociologia, como um tentativa de corrigir os problemas sociais causados pelas 2 grandes revoluções. Seu formulador dói oprofessor Frances Augusto Comte que em 1828 foi o primeiro a usar a expressão Sociologia.

Comte chama sua sociologia de sociologia positivista, no sentido de acreditar que o mundo estavacaminhando para um estágio mais avançado, para ele, a ciência e a razão levariam a humanidade para o progresso, no entanto, para alcançar esse progresso era preciso restaurar a ordem social perdida com asrevoluções. Adota como lema a seguinte frase: “o amor por principio, e a ordem por base, o progresso por fim”. A sociologia positivista tem uma forte influencia no mundo, inclusive no Brasil, onde...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Introdução a Construção
  • O que é construção social
  • A construçao do social
  • a construção social
  • Construção social
  • A construção do social
  • Introdução Social
  • Introdução Social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!