Introdução a ciencias sociais

Páginas: 10 (2489 palavras) Publicado: 1 de maio de 2012
Faculdade Luciano Feijão
Curso de Psicologia – 1º Período
Introdução às Ciências Sociais
Professor Robson






Resenha





Ana patricia pontes vieira















Sobral, 30 de abril de 2012

O que é Sociologia ( Carlos Benedito Martins)



Sociologia – este assunto de conceitos de técnicas e de métodos de investigação produzidos para explicar a vidasocial – no contexto histórico que possibilitou o seu surgimento, formação e desenvolvimento.
Na verdade, a sociologia, desde o seu início, sempre foi algo mais do que uma mera tentativa de reflexão sobre a sociologia moderna. Suas explicações sempre tiveram intenções práticas, um forte desejo de interferir no rumo desta civilização. Se o pensamento científico sempre guarda uma correspondência com avida social na sociologia, esta influencia, é particularmente marcante. Os interesses econômicos e políticos dos grupos e das classes sociais, que na sociedade capitalista apresenta-se de forma divergente, influenciam profundamente a elaboração do pensamento sociológico.
O século XVIII constitui um marco importante para a história do pensamento ocidental e para o surgimento da sociologia.
Arevolução industrial significou algo ,mais do que a introdução da máquina a vapor e dos sucessivos aperfeiçoamentos .dos métodos produtivos. Ela representou ló triunfo da indústria capitalista, capitaneia pelo empresário capitalista que foi pouco a pouco concentrando as máquinas, as terras e as ferramentas sob o seu controle, convertendo grandes massas humanas em simples trabalhadores despossuídos.A utilização da máquina na produção não apenas destruiu o artesão independente, que possuíam um pequeno pedaço de terra, cultivado nos seus momentos livres. Este foi também submetido a uma severa disciplina, a novas formas de conduta de reações de trabalho, completamente diferentes das vividas interiormente por ele.
País com pequenas cidades, com uma população rural dispersas, passou a comportarem novas cidades, nas quais se concentravam suas nascentes indústrias, que espalhavam produtos para o mundo inteiro. Tais modificações não poderiam deixar de produzir novas realidades para os homens dessa época.
Em alguns setores da indústria inglesa, mais da metade dos trabalhadores era constituída por mulheres e crianças , que ganhavam salários inferiores dos homens. As consequências da rápidaindustrialização e urbanização levadas a cabo pelo sistema 0capitalista foram visíveis quanto trágicas: aumento assustador da prostituição, do suicídio do alcoolismo, do infanticídio, da criminalidade, da violência, de surtos de epidemia de tifo e cólera que dizimaram parte da população, etc.
É evidente que a situação de miséria também atingia o campo, principalmente os trabalhadoresassalariado, mas o seu epicentro ficava, sem dúvida, nas cidades industriais.
Um dos fatos de maior importância relacionados com a revolução industrial é o papel histórico que ele desempenharia na sociedade capitalista.
O que merece ser salientado é que a profundidade das transformações em curso colocava a sociedade num plano de análise, ou seja, esta passava a se construir em “problemas”, em “objetos”que deveriam ser investigado. Os precursores da sociologia foram escrutados entre militantes políticos entre indivíduos que participavam e se envolviam profundamente com os problemas de suas sociedades.
O surgimento da Sociologia, como se pode perceber, pretende-se em partes aos abalos provocados pela revolução industrial, pelas novas condições de existências por ela criadas. Mas umaoutracircunstância, concorreria também para a sua formação. Trata-se das manifestações ocorrendo nas formas de pensamento. AS transformações econômicas, que se achava em curso num ocidente europeu, desde o século XVI, não poderiam deixar de provocar manifestações na forma de conhecer a natureza e a cultura.
O pensamento filosófico do século XVII contribuiu para popularizar o avanço do pensamento...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Introdução as ciências sociais
  • introdução a ciências sociais
  • Introdução a Ciencias Sociais
  • Introdução ciencias sociais
  • Introduçao as ciencias sociais
  • Introduçao as ciencias sociais
  • Introdução as ciências sociais
  • Introdução às ciências sociais (resumo)

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!