Introdução a agronomia

Páginas: 6 (1278 palavras) Publicado: 17 de março de 2014
Compostagem




"Na Natureza nada se perde... tudo se transforma"


Lavoisier



O QUE É A COMPOSTAGEM?

A compostagem é um processo que transforma a matéria orgânica do lixo em adubo. Todo o processo acontece em etapas, nas quais a temperatura, a humidade, fungos, aranhas, minhocas, bactérias, besouros e formigas, decompõem as fibras vegetais e animais. As substâncias orgânicastransformam-se em substâncias mais simples e, depois, em substâncias minerais que podem ser utilizadas pelas plantas.

OBJECTIVO

Para além de proteger o ambiente por produzir menos lixo orgânico, fazer compostagem ainda permite obter um produto de grande valor – o composto – que se pode colocar em vasos e canteiros pois é um óptimo fertilizante natural.




UMA FORMA DE EVITAR A POLUIÇÃOA compostagem doméstica permite ao cidadão proceder à valorização dos seus resíduos orgânicos, em casa ou no quintal. A compostagem promove a decomposição de resíduos domésticos orgânicos por acção de microrganismos, evitando custos ambientais (poluição) e económicos (transporte e deposição desses resíduos num aterro). 
Quem pratica a compostagem tem muito menos lixo para despejar no contentor.CURIOSIDADE:

A minha família (4 pessoas), fazendo uma alimentação tradicional, produz uma média de 700 a 800 kg de resíduos orgânicos provenientes da alimentação, por ano. A esta quantidade acrescentam-se os resíduos resultantes da limpeza do jardim (ramos, folhas secas, ervas daninhas, etc...). Já imaginaram a quantidade de vezes que evitamos ir "despejar o lixo"?. Com tudo isto aindaobtemos o composto que utilizamos em vasos e canteiros. Não usamos fertilizantes nem adubos, e as plantas estão sempre bem verdinhas.


COMO FAZER
A forma ideal de fazer compostagem doméstica é utilizando um pequeno espaço no quintal, mas quem vive em apartamentos também a pode fazer. Já há em Portugal algumas Câmaras Municipais que disponibilizam equipamentos (compostores) e até que os colocamnas ruas para que as pessoas aí possam depositar os restos vegetais que se produzem na confecção das suas refeições.



O QUE COMPOSTAR

Muitas pessoas não sabem que o lixo orgânico também pode – e deve – ser transformado. Ao apodrecerem dentro de sacos plásticos, cascas, talos, restos de frutas e verduras, geram gás metano (CH4), 21 vezes mais prejudicial para a camada de ozono do que odióxido de carbono (CO2). Se for correctamente compostado, todo esse material pode ser transformado num bom adubo natural para jardins e floreiras.


COMO SE FAZ A COMPOSTAGEM

Em casas com quintal:

Num canto do seu quintal, faça um buraco quadrado com as dimensões entre 1 a 1,5 metro de lado e com 30 a 50 centrímetros de profundidade. Após isso, cerque o espaço com uma cerca de madeira ou deoutro material. A terra retirada do buraco será usada para adicionar mais tarde, em camadas, ao composto.


Coloque nesse espaço os restos de legumes e verduras, cascas de frutas, borras de café, cascas de ovos, ervas arrancadas do jardim, restos da poda das árvores, relva, etc…


Não colocar alimentos cozinhados nem dejectos de animais pois atraem roedores e provocam mau cheiro.

Por cadacamada de detritos que colocar, espalhe por cima alguma da terra que retirou. Isto ajuda a acelerar o processo de compostagem.
Os seres vivos que participarão na transformação dos materiais depositados, serão naturalmente atraídos para esse espaço pela presença de alimento.
Periodicamente, revire o composto para o arejar.


Nota:O espaço da compostagem pode ser um simples contentor de lixo(ver imagem) ao qual se tenha cortado o fundo e enterrado cerca de 20 cm num canto do seu quintal. Se optar por esta forma, deve adicionar água com algumafrequência para que o composto não seque.





Em apartamentos ou casas sem quintal:
O primeiro passo é arranjar um recipiente de plástico ou de outro material em que o fundo tenha alguns furos de modo a permitir a entrada de oxigénio e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Introdução á Agronomia
  • Introduçao a Agronomia
  • Introdução da Agronomia
  • Introdução a agronomia
  • introdução a agronomia
  • introdução a agronomia
  • introdução à agronomia
  • Ppx introdução a agronomia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!