Introdução teorica

Páginas: 2 (498 palavras) Publicado: 20 de abril de 2014
Fundamentos da Medida

MEDIDA

A medição é ato de atribuir números a um objeto ou eventos. Medir é analisar a quantidade de uma grandeza física e compará-la com a quantidade de outra de mesmanatureza.

Para realizar tais medidas utilizamos ferramentas de medição, como por exemplo: a régua (distância), o cronômetro (tempo), o termômetro (temperatura), barômetro (pressão atmosférica), entreoutros.

A precisão com que as medidas são feitas dependem, além de outros fatores, do equipamento usado. Certos equipamentos oferecem precisão maior que outros, por exemplo uma trena é menospreciso que um paquímetro e este possui menor precisão que o micrômetro.

PAQUÍMETRO

O paquímetro, que possui origem grega, significa “espessura” (paqui) e “medida” (metro) é um aparelho que é capazde fornecer as medidas interna, externa, de profundidade e de ressaltos de certos objetos.

Ele é muito usado na área de engenharia, principalmente na engenharia mecânica. Apesar de não oferecer amesma exatidão de um micrômetro é muito utilizado para medir objetos como parafusos, porcas, tubos e outras peças.

O paquímetro mais antigo foi encontrado nos destroços do navio Giglio próximo acosta Italiana, estimasse que data de 600 a.C. O paquímetro moderno foi inventado por Joseph R. Brown utilizando a Escala de Vernier que foi desenvolvida por Pierre Vernier. E a Escala de Vernier foi umaperfeiçoamento do nônio criado por Pedro Nunes.

Atualmente existem vários paquímetros para diversas utilizações, que vão desde modelos tradicionais até os digitais.


MICRÔMETRO

O micrômetro,que possui origem grega, significa “pequeno” (mickros) e “medida” (metro) é um equipamento que pode oferecer medidas mais precisas que o paquímetro. Ele pode medir a largura, altura e a profundidadeem dimensões pequenas.

Além de medir objetos com maior precisão, ele é usado, também, em microscópios e em telescópios para medir o diâmetro aparente de objetos microscópios ou corpos celestes.....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • introdução teórica
  • introdução teorica e conclusao molas
  • Introdução a mecânica teórica
  • Introdução teórica separação de compostos
  • Introdução teórica-química
  • Introdução teórica à forma-fuga em música
  • IDENTIDADE E DIFERENÇA: UMA INTRODUÇÃO TEÓRICA E CONCEITUAL
  • Introdução teórica sobre seqüências didáticas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!