Introdução teórica separação de compostos

Páginas: 2 (436 palavras) Publicado: 1 de maio de 2013
Introdução teórica

A cromatografia designa um conjunto de métodos de separação em que os componentes de uma mistura são distribuídos entre duas fases: uma estacionária (sólida ou liquida, aderentea um suporte sólido poroso) com grande área superficial, e outra móvel (líquido ou gás) que contacta com a primeira. A separação decorre das diferenças de velocidade dos componentes arrastados pelosolvente móvel, as quais se devem às diferentes interações desses componentes com a fase estacionária.
Nesta experiência utilizámos dois métodos cromatográficos: a cromatografia em coluna e acromatografia em camada fina, sendo a adsorção o processo de distribuição que ocorre em ambos. Este processo tira partido das diferentes polaridades dos componentes da mistura e, por conseguinte, da maior oumenor afinidade que estes apresentam em se adsorver à superfície da fase estacionária.
Na cromatografia em camada fina, uma gota de dimensões muito reduzidas da mistura a separar é aplicada sobre umasuperfície plana, usualmente uma placa de vidro ou plástico inerte. Esta placa é depois colocada numa câmara de vidro ao fundo da qual foi adicionado o eluente (fase móvel) que irá proceder à eluiçãopor capilaridade em sentido ascendente. A câmara deverá estar fechada de forma a evitar a evaporação do eluente. Caso os componentes separados não tenham cor, torna-se necessário o emprego detécnicas de revelação, tais como a irradiação da luz ultravioleta, que transfere para a região do visível a radiação emitida por compostos fluorescentes.
A cromatografia em camada fina é usualmente utilizadacomo forma de identificar compostos de uma mistura por comparação de fatores de retardação destes com os de soluções dos compostos que se crê integrarem a mistura. (Fator de retardação = distânciapercorrida pela mancha / distância percorrida pelo eluente).
Na cromatografia em coluna, a fase estacionária (nesta experiência usámos a alumina) é misturada com o solvente e a mistura é colocada...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • introdução teórica
  • introdução teórica
  • Introdução teorica
  • Intro Teórica
  • Separação de compostos orgânicos
  • SEPARAÇÃO E IDENTIFICAÇÃO DE COMPOSTOS ORGÂNICOS
  • Separação cromatográfica de compostos orgânicos
  • Separação cromatográfica de compostos orgânicos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!