introdução sustentabilida

Páginas: 8 (1754 palavras) Publicado: 28 de outubro de 2013
Surgimento da Responsabilidade Social

A relação entre as empresas e a sociedade baseia-se num contrato social que evolui conforme as mudanças sociais e as consequentes expectativas da sociedade. Nesse contrato a sociedade legitima a existência da empresa, reconhecendo suas atividades e obrigações, bem como estabelecendo limites legais para sua atuação. A sociedade tem o direito demudar suas expectativas dos negócios como instrumento da própria sociedade. As iniciais pesquisas que abordam responsabilidade social tiveram início nos Estados Unidos, na década de 50, e na Europa, nos anos 60 (BICALHO, 2003). As primeiras manifestações sobre este tema surgiram, no início do século. No entanto, tais manifestações não receberam apoio, pois foram consideradas de cunho socialista.Foi somente em 1953, nos Estados Unidos, com o livro Social Responsabilities of the Businessman, de Howard Bowen, que o tema recebeu atenção e ganhou espaço. Na década de 70, nasceram associações de profissionais interessados em estudar o tema: American Institute of Certified Public Accountants. É a partir daí que a responsabilidade social deixa de ser uma simples curiosidade e se transforma numnovo campo de estudo. A responsabilidade social revela-se então um fator terminante para o desenvolvimento e crescimento das empresas.

Inicio no Brasil

No Brasil as primeiras discussões sobre questões de responsabilidade social se deram por volta da década de 60. Este movimento ganhou um forte impulso nos anos 90, através da ação de entidades não governamentais, institutos depesquisa e empresas sensibilizadas com a questão.
Segundo Freire e Silva (2001) o marco da responsabilidade social no Brasil se deu mais precisamente em 1965, com a publicação da Carta de Princípios do Dirigente Cristão de Empresas, que já nesta época, utilizava o termo responsabilidade social das empresas. Contudo, foi somente a partir dos anos 80 que pequena parcela das empresas que atuam no Brasilpassaram a intensificar e a institucionalizar o discurso em relação às questões sociais e ambientais, realizando também em escalas diversificadas ações sociais concretas. 

monitoramento e oferecendo prêmios às empresas cidadãs, como o Instituto Ethos, que criou como base no sistema ISSO, indicadores sociais divididos em sete temas; valores e transparência; público interno; meio ambiente;fornecedores; consumidores; comunidade; governo e sociedade.
Segundo Tinoco (2001), o conceito de responsabilidade social corporativa deve enfatizar o impacto das atividades das empresas para os agentes como quais interagem (stakeholders): empregados, fornecedores, clientes, consumidores, colaboradores, investidores, competidores, governos e comunidade.
Esse conceito deve expressarcompromisso com a adoção e a difusão valores, conduta e procedimentos que induzam e estimulem o contínuo aperfeiçoamento dos processos empresarias, para que também resultem em preservação e melhoria da qualidade de vida da sociedade do ponto de vista ético, social e ambiental.
Segundo o autor Tinoco (2001),, responsabilidade social relaciona-se ao conceito da governança corporativa equestão empresarial em situações cada vez mais complexas quais questões ambientais e sociais são crescentemente mais importantes para o êxito e a sobrevivência nos negócios. Insere-se, ainda, no contexto internacional da globalização dos mercados, o que amplia as possibilidades de trocas internacionais ao mesmo tempo em que impõe barreira e desafios nos campos éticos, cultural, político e comercial,como:
O posicionamento mais consciente e exigente dos clientes, atentos ao padrão competitivo das empresas em todo o mundo;
A questão do dumping social que envolve tanto valores éticos quanto argumentações de caráter protecionista não formais.
A evitação de choques culturais, âmbito interno e externo ás empresas, e a conquista de aceitação e credibilidade dos novos mercados.

A...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sustentabilida
  • Sustentabilida
  • SUSTENTABILIDA EMPRESARIAL2
  • Sustentabilida ambiental
  • Sustentabilida Social
  • introdução
  • Introdução
  • Introduçao

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!