Introdução sobre HDL-c

Páginas: 6 (1322 palavras) Publicado: 26 de maio de 2014
Os lipídios são compostos orgânicos insolúveis em água, porém solúveis em solventes apolares. Estão presentes em todos os tecidos e apresentam grande importância em vários aspectos da vida. Atuam como hormônios ou precursores hormonais, combustível metabólico, componentes estruturais e funcionais das biomembranas, isolante que permite a condução nervosa e previne a perda de calor. Dentre oslipídeos com funções biológicas, destaca-se o colesterol, um composto esteroide com funções relacionadas à estrutura da membrana celular, produção de sais biliares, biossíntese de hormônios e de vitamina D (MOTTA, 2009).
Uma vez que o colesterol e seus ésteres são hidrofóbicos e essencialmente insolúveis, como triacilgliceróis e fosfolipídeos, eles devem ser transportados através da corrente sanguíneaatravés de lipoproteínas, que são partículas que formam uma rede de transporte, a qual permite troca de triacilgliceróis e colesterol entre órgãos e tecidos. As lipoproteínas são partículas de diferentes tamanhos e densidade. Estas contêm além de triacilgliceróis, colesterol, fosfolipídeos e proteínas, (apolipoproteínas). As lipoproteínas também transportam vitaminas lipossolúveis, como avitamina A e a vitamina E (BAYNES, 2011).
Uma partícula de lipoproteína é composta por um núcleo hidrofóbico de ésteres de colesterol e triacilgliceróis e por uma camada externa contendo fosfolipídeos anfipáticos e colesterol livre (BAYNES, 2011).
O perfil lipídico é uma avaliação laboratorial de grande importância na predição do risco cardiovascular, pois as doenças cardiovasculares tem sidoresponsáveis por altas taxas de morbidade e mortalidade no mundo. Segundo Ferreira et al. (2009), as doenças cardiovasculares são as principais causas de morte da população adulta dos países desenvolvidos. O Brasil tem passado por uma transição epidemiológica que significa a mudança na incidência das causas de mortalidade, de causas infectocontagiosas e maternas, as mais incidentes, para doençascrônico-degenerativas como a hipertensão arterial sistêmica.
Altos níveis de Lipoproteínas de Baixa Densidade (LDL-c,) são considerados como fator de risco cardiovascular, pois estudos epidemiológicos mostram que o risco de doença cardiovascular está primeiramente relacionado com as concentrações plasmáticas de colesterol total e LDL-c, além disso, o risco cardiovascular aumenta quando os níveis deLipoproteínas de Alta Densidade (HDL-c) estão baixos, logo, o risco para se desenvolver uma doença cardiovascular é inversamente proporcional à concentração dos níveis de HDL-c (BAYNES, 2011).
Por outro lado, níveis elevados de colesterol no sangue estão associados à formação de placas ateroscleróticas que podem ocluir os vasos sanguíneos, causando ataque cardíaco e acidente vascular. Embora altosníveis de LDL-c sejam especialmente aterogênicos, altos níveis de HDL-c são protetores, uma vez que partículas de HDL-c estão envolvidas nos processos de remoção do colesterol dos tecidos, tais como célula de revestimento dos vasos, e no retorno ao fígado (LEHNINGER et al., 2002).
O aumento nas concentrações de LDL-c e colesterol total estão relacionados ao risco aumentado de doenças cardiovasculares,ao contrário das concentrações de HDL-c, que atuam como um fator de proteção para estas doenças, pois quanto maior a concentração de LDL-c, maior será a facilidade de penetrar no endotélio vascular. E, devido à capacidade da LDL-c passar pela parede endotelial, penetrar na parede da artéria e sofrer oxidação na camada íntima, pode-se ter por consequência disto à formação de placas de ateroma e odesenvolvimento de doenças cardiovasculares (OZELAME, SILVA, 2009).
Altos níveis de HDL-c no organismo acarretarão no bom desempenho das funções relacionadas às propriedades do HDL-c, sendo elas: anti-inflamatórias, antioxidantes, antiagregantes, anticoagulantes e pró-fibrinolíticas, que promovem a manutenção das funções endoteliais, o que torna o presente estudo da avaliação dos níveis...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Efeito do exercício físico no hdl-c
  • INTRODUÇÃO A C
  • Introduçao c#
  • Introdução a C
  • Introdução ao C#
  • Introdução a c
  • introduçao ao c
  • Sobre c#

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!