Introdução Sobre Embalagens Ativas

Páginas: 2 (444 palavras) Publicado: 5 de junho de 2014
- Introdução
Há muitos anos a indústria de alimentos sofre com os consumidores exigentes, tendo que se adaptar com aquilo que eles procuram. A busca pelos alimentos que trarão benefícios aoserem consumidos - alimentos seguros e saudáveis com gosto, cheiro, e consistência similares aos alimentos in natura –está tendo uma grande expansão, fazendo com que a indústria de alimentostrabalhe, e gaste, cada vez mais para satisfazer essas necessidades dos consumidores, principalmente, com o que diz respeito as embalagens desses alimentos.
As embalagens, normalmente, são produzidascom o objetivo de preservar o alimento, com o mínimo de interação, impedindo possíveis alterações na composição dele, utilizando-se de mecanismo como a barreira de contaminação e, impedindo que ospróprios componentes da embalagem, migrem para o alimento. Entretanto, com o avanço da tecnologia, nos dias de hoje busca-se um aumento dessa interação, beneficiando o alimento e consequentemente quem oconsome.
Para isso estão sendo criadas as embalagens denominadas ativas, que corrigem as falhas das embalagens passivas, além de aprimorar os benefícios que elas continham.
SegundoRooney, embalagem ativa é aquela que exerce algum outro papel na preservação de alimentos que não o de promover uma barreira inerte a influências externas. Já para Gontard, uma embalagem ativa é aquelaque, além de proteger, interage com o produto e, em alguns casos, responde realmente a mudanças.
 Fato é que as embalagens ativas provêm de funções adicionais em comparação aos tradicionais materiais deembalagens que se limitam a proteger o produto embalado contra influencias externas, exemplo dessas funções são a absorção de compostos que favorecem a deterioração, liberação de compostos queaumentam a vida-de-prateleira, e monitoramento da vida-de-prateleira.






Referências

GONTARD, N.; GUILBERT, S. Bio-packaging: technology and properties of edible and/or biodegradable...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • embalagens ativas
  • embalagens ativas
  • Embalagens ativas
  • Embalagens ativas
  • Embalagens ativas
  • embalagens ativas
  • embalagens ativas e inteligentes
  • Embalagens ativas- antimicrobianas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!