Introdução sobre CA de próstata

Páginas: 2 (278 palavras) Publicado: 6 de janeiro de 2015
A próstata é uma glândula que só o homem possui e é muito pequena. Ela produz parte do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozoides, liberado durante oato sexual.
 
No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Sendo o sexto tipo mais comum nomundo e o mais prevalente no sexo masculino, representando aproximadamente 10% do total de cânceres. Estimativas do INCA (Instituto Nacional de Câncer) apontam que68.800 novos casos serão diagnosticados até o final do ano de 2014.
 
É considerado um câncer da terceira idade, pois cerca de três quartos dos casos no mundoocorrem a partir dos 65 anos. A maioria dos tumores localizados neste órgão cresce de forma tão lenta (leva cerca de 15 anos para atingir 1 cm³ ) que não chega a darsinais durante a vida e nem a ameaçar a saúde do homem.

Sugere-se que homens a partir de 40 anos (especialmente aqueles que têm história familiar de câncer depróstata) ou após 45 anos (independente da história familiar) devem se submeter ao exame digital da próstata (toque retal). Trata-se de um exame que deve ser indolorou de pouco incômodo ao paciente. Neste exame, o médico percebe aproximadamente 60% da superfície da próstata sendo que, cerca de 70 % dos tumores prostáticos selocalizam nesta área podendo ser perceptíveis ao toque.

Portanto, tem-se como objetivo principal orientar e discutir, através de ações educativas, sobre o cuidado àsaúde do homem, com enfoque na prevenção e importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, por meio do toque retal e exames complementares, como PSA.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • CA de Próstata
  • CA DA PROSTATA
  • trabalho sobre a prostata
  • Introdução sobre o Tema Aids
  • Introdução sobre o pós-modernismo
  • Introdução e Conclusão sobre Hackers
  • Curta Introdução sobre o Humanismo
  • Introdução sobre HDL-c

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!