Introdução: Sensoreamento Remoto

Páginas: 2 (276 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
1 INTRODUÇÃO

Nos dias de hoje é grande a demanda por tecnologias que possibilitem um melhor gerenciamento da lavoura. Neste sentido, o sensoriamento remoto apresenta um grandepotencial para ser utilizado na agricultura. Através desta técnica, é possível obter informações sobre: estimativa de área plantada, produção agrícola, vigor vegetativo das culturas, além de fornecersubsídios para o manejo agrícola em nível de país, estado, município e ate em nível de microbacia hidrográfica ou fazenda.
O sensoriamento remoto é baseado no princípio de obtenção deinformações sobre um determinado objeto sem a necessidade de ter contato direto com ele. Assim, há a otimização das coletas de dados, o tempo de levantamento de informações é reduzido, além de não haverdestruição de plantas.
Uma das principais informações retiradas pelo sensoriamento remoto são os índices de vegetação, sendo o Índice de Vegetação por Diferença Normalizada (ndvi),proposto por Rouse et al. (1973) um dos mais utilizados.
Os satélites de recursos naturais, que coletam dados da superfície terrestre, possuem um conjunto de sensores que operamem diferentes faixas do espectro eletromagnético. Devido a isso temos uma coleta da energia refletida em forma multi spectral. Além disso, obtêm informações da superfície terrestre de tempo em tempo.Com esta repetitividade é obtido um estudo detalhado durante todo seu ciclo de crescimento e desenvolvimento. Permitindo assim criar um banco de dados com informações multi temporais.dsfsdffdss












































fsfsfd...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • sensoreamento remoto
  • Sensoreamento Remoto
  • Introdução senssoriamento remoto
  • Introdução ao sensoriamento remoto
  • INTRODUÇÃO AO SENSORIAMENTO REMOTO E PROCESSAMENTO DE IMAGENS
  • Curso de introdução as tecnicas de sensoriamento remoto
  • Tecnicas Sensoreamento
  • Acesso remoto

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!