Introdução metafísica da modernidade

Páginas: 3 (746 palavras) Publicado: 26 de novembro de 2013
INTRODUÇÃO

Desde a antiguidade, o homem usa os mitos e as lendas para poder explicar o desconhecido, essas “falsas” histórias serviam para manter viva a cultura de um povo,propagando a tradiçãopara as gerações futuras, antes, esses contos eram passados oralmente, por isso, sofriam muitas variações. Havia sempre alguém que acrescentasse ou cortasse alguma coisa, mas através desse processo,ainda existe, em pleno Século XXI, histórias milenares que conseguiram sobreviver ao tempo, mostrando que o homem é capaz de pensar e de guardar na memória tudo aquilo que foi pensado.
Com a invençãoda escrita, obra também da imaginação humana, pôde-se deixar registrado toda espécie de pensamento humano, fato este que nos permite compreender, de certa forma, como pensavam os nossos ancestrais.
Oobjetivo desse artigo é fazer uma breve reflexão sobre um dos maiores atributos do corpo humano: o pensamento, sem o qual nada do que existe ou sabemos seria possível, para isso, tomaremos como base,os argumentos de um dos maiores filósofos franceses da Modernidade, René Descartes, que dizia ser o pensamento, uma coisa da qual não podemos duvidar, que nos pertence e não pode ser separado de nós.Descartes, autor da frase "Penso, logo existo!". René Descartes foi filósofo, físico e matemático francês. Um dos pensadores mais importantes da história do pensamento ocidental, é considerado opai da matemática e da física moderna.

Caricatura de Descartes



As obras de René Descartes serviram de bases para as ciências contemporâneas.
Descartes nasceu em 1596, La Haye, França, numaépoca em que o conhecimento era dominado pela Igreja Católica; as guerras religiosas entre protestantes e católicos europeus e todo o cenário feudal, serviram de base para suas meditações.
Descartesinstituiu a dúvida: "Só se pode dizer que existe aquilo que puder ser provado", não uma dúvida cética, mas a dúvida sobre aquilo que não seja claro e distinto.
Descartes desenvolveu o método...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • a metafisica da modernidade
  • metafisica da modernidade
  • A Metafísica da Modernidade
  • Metafisica da modernidade
  • metafisica da modernidade
  • Metafisica da Modernidade
  • Metafísica na modernidade
  • metafisica da modernidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!