Introdução dos sistemas de soluções de conflitos

Páginas: 11 (2526 palavras) Publicado: 14 de outubro de 2013
TEORIA DO CONFLITO
Dissonantes: Na proporção em que os entendimentos dissonantes provocam desconforto psicológico, a pessoa tenta reduzir a dissonância para conseguir consonância.
Dissonância Cognitiva: Dois elementos estão em dissonância quando a valoração de um esta em desacordo com a valoração do outro dentro de um mesmo sistema psicológico.
Por exemplo, uma pessoa adora cachorro, masdetesta sujeira dentro de casa, acaba gerando um desconforto e produz o conflito enquanto coloca a pessoa diante de uma escolha que não quer fazer, ou seja, os elementos estão em consonância quando um é valorado da mesma forma que o outro: Exemplo: “Amo meu marido e gosto de homens fortes e compreensivos”.
Conflito e Disputa segundo o Conceito de Serpa: “uma disputa e um conflito interpessoal que écomunicada ou manifestada”.
“Processo dinâmico de interação humana, confronto de poder onde uma parte influência e qualifica o movimento da outra”.
Conflito e disputa: Um conflito não se transforma em disputa a não ser que participado a alguém na forma de incompatibilidade ou de contestação. Os conflitos aparecem quando as pessoas definem sua posição, reagem e correspondem a infrações, nos seusrelacionamentos.
Inter: Para fora.
Intra: Para dentro.
Autônomo: Conciliador das partes.
Heterônimo: Terceira pessoa que tem o poder decisório.
Auto composição ou negociação direta: As próprias partes resolvem seus conflitos sem a imposição de terceiros. As partes, basicamente, fazem todo o trabalho e não requerem, compulsoriamente, nenhum tipo de representação ou intervenção.
As partes sãolivres para trazer informações e pareceres de outros profissionais, mas não estão condicionadas a eles (terceiros).
Formas:
Desistência: Evitar o conflito, é o modo mais simples e de certa forma o menos dispendioso. Implica a aceitação das questões de acordo com o ponto de vista do opositor, sem qualquer discussão com relação à veracidade dos fatos, sua legalidade ou quanto à precisão dos dadosque envolvem o conflito. Em outras palavras é de “engolir o sapo”, ou “deixa pra lá”.
Submissão: É como se fosse revelia, ele concorda e se retira.
Transação: É composição entre as partes.
Definições dos processos de ADR, e suas espécies:
Negociação: Forma básica de resolução de disputas, nela as partes se encontram, diretamente, e de acordo com suas próprias estratégias e estilos, procuramresolver uma disputa ou planejar uma transação mediante discussões que incluem argumentação e arrazoamento.
As partes procuram resolver as questões de disputas mediante discussões que podem ser ou não, conduzidas pelas partes autonomamente, ou por representantes (terceiros).
Mediação: É um processo informal, voluntario, onde um terceiro interventor, neutro, assiste aos disputantes na resoluçãode suas questões.
O papel do interventor é ajudar na comunicação através de neutralização de emoções, formação de opções e negociação de acordos. Como agente fora do contexto conflituoso, funciona como um catalisador de disputa, sem propriamente interferir na substancia destas.
Conciliação: É um processo informal onde existe um terceiro interventor que atua como elo de comunicação entre as partesem litígio. A finalidade é levar as partes a um entendimento, através de identificação de problemas e possíveis soluções.
O conciliador apazigua as questões sem se preocupar com a qualidade das soluções. Interfere, se necessário, nos conceitos e interpretações dos fatos, com utilização de aconselhamento legal ou de outras áreas.
Fact Finding: É realizado através de um perito, neutro,selecionado pelas partes, com objetivo de encontrar e clarear fatos. É meio auxiliar na negociação ou adjudicação.
Ombudsman: É o nome dado a um oficial, designado por uma instituição, para investigar queixas e requerimentos, como maneira de prevenir litígios ou facilitar sua resolução dentro da instituição.
Arbitragem: Nesse processo, as partes concordam em submeter seu caso a uma parte neutra, a qual...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Conflitos e suas soluçoes
  • Formas alternativas de soluções de conflitos
  • Conflitos internacionais e solucoes
  • soluçoes alternativas de conflitos
  • Soluções de Conflitos Internacionais
  • solucoes pacificas de conflitos internacionais
  • Soluções coercitivas de conflitos
  • padronização de soluções introdução

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!