Introdução do Codeblock

Páginas: 8 (1849 palavras) Publicado: 25 de setembro de 2013
Aula Dirigida de Introdução ao Code::Blocks

Introdução
O que vem a ser um programa em C? Você talvez já tenha ouvido falar que um compilador é um programa ou ferramenta que transforma um programa fonte escrito em uma linguagem de programação de alto nível, como C, para uma linguagem que o computador é capaz de "entender", o chamado programa executável. Assim, um compilador é essencialmenteum tradutor e este processo de tradução é chamado de compilação.
Para facilitar o desenvolvimento e compilação de um programa em C, o Code::Blocks oferece um ambiente que integra um editor de textos a um compilador para linguagem C. O compilador usado pelo Code::Blocks é o famoso (Uau!) gcc (Gnu C Compiler).
No Windows há basicamente dois tipos de programas de usuário:
aplicações para oconsole (Console Applications), que são executadas numa janela de texto (também conhecida como Prompt do MS-DOS); e
aplicações Gráficas (GUI Applications), que usam janelas, menus e outros elementos visuais como parte de sua interface com o programador.
Todos os programas em C que faremos serão aplicações para o console.
O Code::Blocks é ``Free Software'' (sob GNU General Public License). Istosignifica, entre outras coisas, que ele pode ser distribuído e copiado à vontade.
Você pode copiar o Code::Blocks da página
http://www.ime.usp.br/~jose/codeblocks.

Objetivo
O objetivo desta aula dirigida é ajudá-lo no seu primeiro contado com Code::Blocks. Esta aula abrange uma parte muito pequena dos recursos disponíveis nos computadores. Cabe a você consultar os manuais com informaçõesmais detalhadas para ampliar seus conhecimentos. Ao final dessa aula, você deverá ser capaz de:
escrever programas através do Code::Blocks;
compilar e executar programas com Code::Blocks; e
salvar e reutilizar arquivos na sala Pró-Aluno.
A aula consta de duas partes. A primeira lhe ensina como criar um arquivo contendo um programa, compilá-lo e executá-lo, usando um programa bem simples dotipo ``Hello World'' (como se diz na gíria). Na segunda parte parte você criará um programa um pouco mais complexo, para conhecer outros recursos do Code::Blocks.

Requisitos
Se você instalou o Code::Blocks em seu computador pessoal, você pode fazer essa aula prática em casa. Neste caso, somente os nomes das pastas poderão ser diferentes.
Para utilizar os computadores da sala Pró-Aluno vocêprecisa de um cadastro que consiste em um nome de usuário (user name) e uma senha (password). Essa aula dirigida supõe que você possui uma conta e uma senha.
Caso você não esteja ainda cadastrado para usar os computadores, peça ao monitor responsável pela sala para abrir uma sessão para você.
Não é permitido que sejam deixados (ou, como se diz por ai, salvos) arquivos nos computadores da salaPró-Aluno. Todos os arquivos que você usa durante uma sessão são apagados quando outro aluno abre uma outra sessão no mesmo computador. Desta forma, quando você for utilizar a sala Pró-Aluno, traga um chaveiro (pen drive) para salvar os seus programas.

Tela inicial do Code::Blocks
Chame o Code::Blocks clicando no ícone do mesmo que aparece na área de trabalho, ou em
Iniciar ———> Todos osProgramas ———> CodeBlocks ———> CodeBlocks
Isto é, usando o mouse, posicione o cursor do Windows sobre o botão Iniciar, localizado no canto inferior esquerdo da tela, e aperte a tecla esquerda do mouse. Aparecerá, logo acima do botão, um menu de opções. Selecione a opção Programas. Novamente aparecerá um outro menu de opções. Selecione a opção CodeBlocks e, novamente, a opção CodeBlocks, a qual vocêdeve clicar com o botão esquerdo do mouse.

Chamada do Code::Blocks .
Com isso, o ambiente de programação do Code::Blocks é iniciado. Isso fará com que apareça no monitor uma janela semelhante à mostrada a seguir.

Janela inicial do ambiente de programação do Code::Blocks.

Hello World
Uma vez obtida a tela inicial do Code::Blocks clique em
File ———> New ———> File....
conforme...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Introdução a algoritmo usando codeblock
  • CodeBlocks
  • Codeblocks
  • Codeblock
  • CodeBlocks
  • codeblocks tutorial
  • Como usar o codeblocks
  • CodeBlocks

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!