Introdução da Tecnologia GSM em Londrina

Páginas: 12 (2977 palavras) Publicado: 7 de agosto de 2013
SUMÁRIO


1 INTRODUÇÃO 3
2 JUSTIFICATIVA 8
3. OBJETIVOS 11
3.1. OBJETIVO GERAL 11
3.2. OBJETIVO ESPECÍFICO 11
4 METODOLOGIA 13
4.1 PROBLEMA DE PESQUISA 13
Analisar como a Sercomtel Celular posicionou a tecnologia GSM em Londrina. 13
4.2 PERSPECTIVA DE ESTUDO 13
CRONOGRAMA 17
SET 17
300 17
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 18ESTUDO DE CASO
IMPANTAÇÃO DA TECNOLOGIA GSM NA
SERCOMTEL CELULAR S/A





























Londrina
2005
1 INTRODUÇÃO

A primeira aplicação de comunicações móveis ocorreu em 1876 por M. G. Marconi, que estabeleceu um link de rádio entre uma estação fixa e um rebocador, para a transmissão de sinais telegráficos por uma distância de 18 milhas. Meio séculodepois, começou a operar no departamento de polícia de Detroit, o primeiro sistema de comunicações móveis, que utilizava a faixa de 2 MHz para transmissões no modo simplex1. Este sistema foi rapidamente difundido para o uso em organizações governamentais e entidades corporativas, sobretudo com o posterior desenvolvimento de transmissores half-duplex2.

No início da década de 80, estava claro que ossistemas de primeira geração, baseados em técnicas de sinalização analógica, já haviam atingido o limite de sua capacidade nas áreas metropolitanas mais densas. Avanços na tecnologia de circuitos integrados tornaram a comunicação digital não apenas viável, como também economicamente atraente.

A primeira geração de sistemas celulares atendeu cerca de 49 milhões de usuários no mundo, entre osanos de 1981 e 1994. Os diversos sistemas celulares analógicos operavam basicamente em três faixas de freqüências distintas: 450, 800 e 900 MHz. Alguns sistemas ofereciam serviço de roaming3 nacional e internacional, mas, em muitos casos, não havia padronização entre as diversas interfaces dos sistemas, ou seja, os sistemas utilizavam interfaces proprietárias. Os sistemas analógicos que mais sedestacaram, acerca do nível de penetração junto ao público, qualidade, facilidades e variedade de tipos de terminais, foram: AMPS, TACS, NMT e NTT4.


Em 1980, o GSM5 começou a ser desenvolvido na França, quando a sigla ainda identificava apenas o Grupo de Serviço Móvel francês (Group Service Mobile). Noutros países, como Estados Unidos, China, Austrália, Japão ou Israel, o GSM foi introduzido apartir de 1983, passando a competir com o padrão TDMA6 norte-americano, CDMA7 e outros. Com a aprovação da padronização dessa tecnologia digital para os serviços celulares de segunda geração de todos os países da União Européia, o GSM passou a ser implantado como única opção, desde 1992 até hoje.
O mundo atingirá 2 bilhões de celulares em dezembro 2005. E, seguramente, 3 bilhões em 2010." Essa éa previsão de diretores da Nokia, empresa responsável por mais de 30% da produção global de telefones móveis e que espera alcançar 40% até 2007. Três ou quatro países em desenvolvimento são os principais responsáveis pelo crescimento tão acelerado do setor. Entre eles, está a China, que adiciona quase 10 milhões de usuários por mês ao seu mercado, e que terá o dobro de celulares que os EstadosUnidos ainda este ano. Outros dois são a India e o Brasil, países em que o número de usuários cresce ao ritmo de 1,7 milhão por mês, ou mais de 20 milhões por ano. Com a queda de preços de aparelhos e com modelos de negócios cada dia mais populares, alguns especialistas prevêem que o mundo quebrará a barreira dos 4 bilhões de usuários de celulares antes de 2015. (SIQUEIRA,2005).

A impressionanteimplantação de redes de dados sem fio GSM/GPRS em escala mundial provê a coluna para a implementação destas novas aplicações e serviços. Através da implantação de tecnologias-chave como SMS8, MMS9, mensagens com fotografias nestas redes, surge um ambiente propício para o desenvolvimento de um número ilimitado de aplicações e serviços. Estas novas aplicações baseadas em dados representam a chave...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Tecnologia gsm
  • Introdução tdma cdma e gsm
  • Introduçao de tecnologia
  • Introducão a tecnologia
  • Introduçao a tecnologia
  • A HISTÓRIA DE LONDRINA NARRADA POR MEIO DAS NOVAS TECNOLOGIAS
  • Introdução à tecnologia das construções
  • Tecnologia de Alimentos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!