Introdução aos sistemas de informação

Páginas: 11 (2713 palavras) Publicado: 6 de novembro de 2011
SISTEMA DE ENSINO CONECTADO
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
ZILMA TEREZA LEITE

Administração da Informação

ARCOVERDE-PE
2011

ZILMA TEREZA LEITE

ADMINISTRAÇÃO DA INFORMAÇÃO

Trabalho apresentado ao Curso Superior de Análises em Desenvolvimento de Sistemas da UNOPAR – Universidade Norte do Paraná,para a disciplina Fundamentos da Administraçãoda Informação.

ARCOVERDE-PE
2011

SUMÁRIO

1-INTRODUÇÃO
2-DESENVOLVIMENTO
3-CONSIRDERAÇÕES FINAIS
4- REFERÊNCIAS

1-Introdução

1.1 APRESENTAÇÃOO rápido crescimento no fluxo das informações nas empresas e, o aumentodo uso de tecnologia da informação entre as instituições, fez com que elas sepreocupassem em gerir toda essa informação de forma padronizada, aprimorandoassim seusprocessos e também garantindo uma diminuição nos seus custos.

2 DESENVOLVIMENTO

1 Componentes básicos de Sistemas de Informação

Componentes básicos de um Sistema de InformaçãoFonte: adaptado de (O’BRIEN, 2004)
Segundo Turban et al. (2007) e Stair e Reynolds (2010), os componentesbásicos dos sistemas de informação são definidos como:

Hardware:
é um componente físico, como por exemplo,processador,monitor, teclado e impressoras. Juntos, esses dispositivos recebemdados e informações, os processam e os exibem;

Procedimentos:
é um conjunto de instruções sobre como combinartodos os componentes para processar informações e gerar a saídadesejada;

Redes:
é uma rede de conexão com ou sem fio, onde permite quediferentes computadores compartilhem informações;

Banco de Dados:um banco de dados é uma coleção de arquivos outabelas relacionadas contendo dados;


Pessoas:
são os indivíduos que utilizam tanto o
hardware
quanto o
software
, interagem com eles ou se utilizam da sua saída;

Software:
é um programa ou conjunto de programas que permite queo
hardware
processe os dados

2 Tipos de Sistema da Informação

Segundo O`Brien (2004), tipos de SIpodem ser classificados conceitualmenteora como operações, ora como sistemas de informação gerencial. Também sãoclassificados de forma a enfatizar os papéis principais onde cada um desempenhanas operações e administração de uma organização.Para Rezende (2008), SI pode ser classificado de diversas formas, ondenelas tendem contribuir para as atividades de planejamento, desenvolvimento ou aquisiçãode soluções para a organização. No que se diz critério de suporte a decisões, a classificação dos SI podem ser: operacional, gerencial e estratégico.No entanto, Laudon (2007) explicam que para diferentes interesses,especializações e níveis dentro de uma organização, existem também diferentes tipos de SI, exemplo disso são: sistemas para conduzir campanhas de e-mail,monitorar os anúncios publicadosno Google, monitorar as transações básicas de vendas, sistema para gerenciar fornecedores e assim por diante.

Sistemas de Informação Gerenciais (SIG), é o estudo dos sistemas de informação nas empresas e na administração, dão suporte ao nível gerencial através de relatórios, processos correntes, histórico através de acessos on-line, orientados a eventos internos, apoiando o planejamentocontrole e decisão, dependem dos SPTs para aquisição de dados, resumindo e apresentando operações e dados básicos periodicamente.

Sistemas de Apoio a Decisão (SAD), atendem também o nível de gerencia ajudando a tomar decisões não usuais com rapidez e antecedência a fim de solucionar problemas não predefinidos, usam informações internas obtidas dos SPT e SIG e também externas como preços de produtosconcorrentes etc, Têm maior poder analítico que os outros sistemas, construídos em diversos modelos para analisar e armazenar dados, tomar decisões diárias, por isso possuem uma interface de fácil acesso e atendimento ao usuário, são interativos, podendo-se alterar e incluir dados através de menus que facilitam a entrada deles e obtenção de informações processadas.

Sistemas de Apoio ao...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Introdução ao sistemas de informação
  • Introdução a sistemas de informação
  • Introdução a Sistemas de Informação
  • Introdução à sistemas de informação
  • Introdução a sistemas de informaçao
  • Introdução aos fundamentos de sistemas de informação
  • Introdução aos sistemas de informação
  • Aula

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!