Introdução aos orçamentos
1.1 – INTRODUÇÃO
1.2 - CONCEITO DE ORÇAMENTO
É de vital importância a introdução dos valores futuros dentro do sistema de informação contabilística, por isso o estudo das técnicas de orçamento e projecção.
Num primeiro momento, a contabilidade trata da informação do passado através do seu sistema de escrituração dos factos administrativos ou contabilísticos. Porém, ao longo do desenvolvimento desta ciência, as técnicas e os procedimentos de análise contribuíram para possibilitar o uso dos dados contabilísticos como ferramenta de informações preditivas.
Assim, a contabilidade conclui o seu ciclo como ferramenta de apoio à administração, através das técnicas de orçamento e projecção.
Então, a informação contabilística deve constar de: * Dados actuais * Dados passados * Dados futuros
A contabilidade de gestão e a contabilidade orçamental são os instrumentos básicos para a gestão e a tomada de decisões.
O processo orçamental é uma fase essencial do controlo de gestão. Há quem confunda “controlo de gestão” com o “processo orçamental”.
Os orçamentos, constituindo um dos instrumentos técnicos de controlo de gestão, ajudam os responsáveis a dominarem a sua gestão.
O objectivo desta disciplina é apresentar os conceitos básicos de orçamentos, seu processo de elaboração e acompanhamento, os principais orçamentos, os sistemas de informação que devem ser accionados, os cuidados para análise dos tipos de gastos e as projecções dos resultados.
1.1 CONCEITO DE ORÇAMENTO
O orçamento é: * Um instrumento de responsabilização; * Um instrumento de decisão e de acção (é o instrumento mais forte de uma empresa); * É uma ferramenta de controlo por excelência, de todo o processo operacional de uma empresa, pois envolve todos os sectores da empresa; * Corresponde à tradução financeira dos objectivos e dos planos de acção a curto prazo (expressão quantitativa de um plano de acção e ajuda à