Introdução aos fundamentos de sistemas de informação

Páginas: 5 (1170 palavras) Publicado: 3 de abril de 2014
Introdução aos fundamentos de sistemas de informação.
Conceito de sistema: Sistema de informação é um tipo especializado de sistema que, usando ou não recursos de TI, manipula e gera informação com um propósito específico. Um Sistema de Informação é uma série de elementos ou componentes inter-relacionados que coletam (entrada), manipulam e armazenam (processo), disseminam (saída) os dados einformações e fornecem um mecanismo de feedback.
Papéis dos sistemas de informação: Excelência operacional; Novos produtos, serviços e modelos de Negócio; Relacionamento mais estreito com clientes e Fornecedores; Melhor tomada de decisões; Vantagem competitiva; Sobrevivência. Introdução aos conceitos de dado, informação e conhecimento.
Dado: Elemento da informação (conj. de letras ou dígitos) que,tomado isoladamente, não transmite nenhum conhecimento, ou seja, não contém um significado intrínseco. o que se apresenta à consciência
como imediato, não construído ou não elaborado”
Informação: A palavra latina informare, de onde vem a outra, informação, significa dar forma, ou aparência, pôr em forma, formar, criar, mas também representar,apresentar, criar uma idéia ou noção. Um enteapreendido, gerado ou decorrente da estruturação contextualizada de um conjunto de dados (fatos e/ou fenômenos) preliminarmente disponíveis ou acessíveis para um observador, também contextualizado, que busca acercar-se de um conhecimento.
Dados: Simples; observações; sobre o estado do mundo; facilmente; estruturado; facilmente; obtido por máquinas; frequentemente quantificado; facilmente transferível.Informação: Dados dotados de relevância e propósito; requer; unidade de análise; exige consenso em relação ao significado; exige necessariamente a mediação humana.
Conhecimento: Informação valiosa da mente humana; Inclui reflexão, síntese, contexto; de difícil estruturação; de difícil captura em máquinas; frequentemente tácito; de difícil transferência.
Duas Dimensões da Criação do Conhecimento:Conhecimento Explícito: Conhecimento transmissível em linguagem formal e sistemática
Conhecimento da racionalidade (mente); Conhecimento sequencial(lá e então);Conhecimento digital (teoria)
Conhecimento Tácito: Pessoal, específico ao contexto e, assim, difícil de ser formulado e comunicado; Conhecimento da experiência (corpo); conhecimento simultâneo (aqui e agora); Conhecimento análogo.Sociedade da Informação: Sentido econômico dos conceitos “informação” e “conhecimento” Esforços para a geração de novos conhecimentos é sua introdução e difusão no sistema produtivo– Surgimento de inovações: fator-chave para o processo de desenvolvimento.
Classificação dos Sistemas de Informação:
Sistemas Integrados de Gestão Empresarial (SIGE ou SIG), em inglês Enterprise Resource Planning (ERP) ,são sistemas de informação que integram todos os dados e processos de uma organização em um único sistema. A integração pode ser vista sob a perspectiva funcional (sistemas de: finanças, contabilidade, recursos humanos, fabricação, marketing, vendas, compras, etc) e sob a perspectiva sistêmica (sistema de processamento de transações, sistemas de informações gerenciais, sistemas de apoio a decisão,etc).
Os ERPs em termos gerais são uma plataforma de software desenvolvida para integrar os diversos departamentos de uma empresa, possibilitando a automação e armazenamento de todas as informações de negócios.
Algumas das vantagens da implementação de um ERP numa empresa são: Eliminar o uso de interfaces manuais; Reduzir custos; Otimizar o fluxo da informação e a qualidade da mesma dentro daorganização (eficiência); Otimizar o processo de tomada de decisão; Eliminar a redundância de atividades; Reduzir os limites de tempo de resposta ao mercado; Reduzir as incertezas do Lead time; Incorporação de melhores práticas (codificadas no ERP) aos processos internos da empresa; Reduzir o tempo dos processos gerenciais.
Algumas das desvantagens da implementação de um ERP numa empresa são:A...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • GESTÃO DA INFORMAÇÃO: INTRODUÇÃO E FUNDAMENTOS
  • Fundamentos em Sistemas de Informação
  • Fundamentos de Sistemas de Informação
  • Fundamentos de sistema de informação
  • FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMACAO
  • Fundamentos de Sistemas de Informação
  • Trabalho fundamentos de sistema de informação
  • Fundamentos de sistemas da informação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!