Introdução ao estudo do direito.

Páginas: 2 (275 palavras) Publicado: 11 de abril de 2013
Aula 2.
Caso Concreto 1.
1. Direito é um conjunto de normas de conduta social, imposto coercitivamente pelo Estado, para realização da segurança, segundo critérios dejustiça. Sendo justiça a inabalável determinação de dar a cada um o seu direito.
Ele, o Direito, não tem existência em si próprio, existe na sociedade que é sua fontecriadora e área de ação, seu foco de convergência.
A definição de Direito é heterogênea e difícil vistas às inúmeras faces mostradas quando analisados pelos seus diferentesestudiosos: filósofos, juristas, historiadores e outros.
2. O Direito existe para proteger a sociedade dela mesma, objetiva o bem comum, que implica justiça, segurança,bem-estar e progresso. É dinâmico na medida em que acompanha o desenvolvimento/transformação social, e é firme na sua incessante busca de dirimir conflitos e depreveni-los.
Caso Concreto 2.
1- Ao caso, aplica-se a Teoria dos Círculos Secantes (Du Paschier). A obrigação de prestação de alimentos pelos pais e pelos avós é uma obrigaçãomoral que foi positivada no Direito escrito. Faz parte da área comum na teoria dos círculos, ainda que haja outras de competência exclusivamente moral ou do Direito positivo.2- A justiça perfeita ou a teoria ideal seria aquela onde tivéssemos o Direito inteiramente contido na área moral. Neste caso, teríamos o Direito completamentedependente da moral.
Já na teoria mais aceita, a dos Círculos Secantes, há uma interdependência parcial, caracterizada pela área moral que está positivada no Direito.
Seriamoral que os avós contribuíssem para o sustento dos netos, porém, uma vez que os pais possam fazê-lo de forma mínima, diz a norma que aqueles estão dispensados disto.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Estudo dirigido
  • Estudo dirigido Introducao ao Estudo do Direito
  • resumo para estudo
  • Introdução ao estudo de direito
  • Introdução do estudo do direito
  • Resumo introdução ao estudo do direito
  • Introdução ao estudo do direito
  • Introdução ao Estudo do Direito

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!