Introdução ao estudo do direito

Páginas: 3 (519 palavras) Publicado: 6 de abril de 2013
Introdução ao estudo do direito
Caso Concreto Nº 2

Turma: 3002
Aluno: Bruna Luiza Moreira Lima
Número de matrícula: 201301962309

1. Em uma citação, Paulo Nader afirma, que o vocábulodireito tem tantas definições quanto o sentido do vocábulos. Disto isto, uma das definições, a de Kant, configura o direito como ciência, pois, para ele, a lei é universal no ambiente onde ela atua. Jápara Aristóteles seria impossível enquadrar o direito como uma ciência, pois não há uma universalização validada, ou seja, uma mesma lei pode não ser interpretada e ter a mesma eficiência em lugaresdiferentes. Em sua essência, o direito tem a finalidade de fornecer normas de conduta e organização social; e quando transgredido aplica-se sanções com fins corretivos ao transgressor. O direito é umajunção de todas as normas de conduta de uma sociedade, com todos os contras que a infração dessas normas podem trazer; inserir o direito numa concepção homogênea é incorreto, pois limita suas áreas eformas de ação. O direito impera em fornecer a lei e aplicar a sanção ao que julga transgressão, sempre definitivo e imutável, e com a finalidade de proporcionar um bom convívio social embasados nacoerção pública.
2. O campo de ação do direito é amplo e assume tanto a proteção coletiva e dos valores sociais, quanto a proteção individual de cada um, levando em conta sempre o convívio social. Asregras de conduta servem para manter e sustentar a solidez social, ou seja, sem essas regras seria impossível garantir a estabilidade e organização de uma sociedade. E dentro dessa perspectiva seencaixam os direitos individuais e autônomos, sempre favorecendo a prerrogativa de que existem direitos e deveres a serem cumpridos por cada indivíduo.

. A teoria dos círculos secantes. Nesse caso,há uma correlação entre direito e moral. Nesta, há uma valorização das normas éticas e da prática preponderante do bem comum e social, que se encaixam na situação de Thiago quando é embasada na...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Estudo dirigido
  • Estudo dirigido Introducao ao Estudo do Direito
  • resumo para estudo
  • Introdução ao estudo de direito
  • Introdução do estudo do direito
  • Resumo introdução ao estudo do direito
  • Introdução ao estudo do direito
  • Introdução ao Estudo do Direito

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!