Introdução ao direito

Páginas: 4 (753 palavras) Publicado: 23 de setembro de 2012
TRABALHO DE INTRODUÇÃO AO DIREITO.

1. O que é enfoque dogmático?

o enfoque dogmático, têm uma função diretiva explícita e são finitos, pois parte de uma premissa inatacável, sendo assim oquestionamento dogmático definido como finito.
Ela constitui uma espécie de limitação, dentro da qual eles podem explorar as diferentes combinações para a determinação operacional de comportamentosjuridicamente possíveis.”. O princípio básico da dogmática é a inegabilidade dos pontos de partida (pontos fixos), tendo como característica a não redução a ele, mas sim uma relação de dependência com esteprincípio.

2. E enfoque zetético?

A zetética tem como âmbito investigativo parâmetros amplos, como característica principal o constante questionamento, ou seja, a zetética não se limita. O fatodela ser descompromissada com a solução de conflitos (acentuando a pergunta), ela pode ser definida como especulativa. O enfoque zetético pode ser classificado de diversas formas: zetética empíricapura (a investigação não visa a aplicação), zetética empírica aplicada (a investigação tem como princípio conhecer o objeto para mostrar como este atua), a zetética analítica pura (em que a pesquisa éfeita no plano lógico) e, por último, a zetética analítica aplicada (em que há a aplicação técnica da investigação).

3. Quais as diferenças entre enfoque dogmático e enfoque zetético?

Osenfoques zetéticos têm uma função especulativa explícita e são infinitos, pois admitem uma questão sobre a própria questão e suas premissas são dispensáveis. Já o enfoque dogmático, em contraposição, tem umavisão mais centrada segue a risca todas as regas impostas, pontos de partida (dogmas).
A relação entre zetética e dogmática pode ser enfatizada na questão da diferenciação das premissas. A primeiraparte do princípio que suas premissas são dispensáveis. Se as premissas não servirem, elas podem ser trocadas. Já a segunda, por estar “presa” a conceitos já fixados, se as premissas não se adaptam...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Introdução ao Direito
  • introdução ao direito
  • introdução ao direito
  • Introdução ao direito
  • Introduçao ao direito
  • Introdução ao direito
  • Introduçao ao direito
  • Introdução ao Direito

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!