INTRODUÇÃO AO DESENVOLVIMENTO Celso Furtado

Páginas: 7 (1697 palavras) Publicado: 30 de outubro de 2013
INTRODUÇÃO AO DESENVOLVIMENTO
Celso Furtado
Liara Maria Cavalcante da Silva
Universidade Federal de Alagoas/Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade

I. O DESENVOLVIMENTO: VISÃO GLOBAL

A ideia de progresso

Segundo Celso, a criação da ideia de progresso se encontra em três correntes do pensamento europeu que assumem uma visão do bem estar da historia a partir do séculoXVIII. A primeira é agregada ao Iluminismo, que trata a historia como uma marcha progressiva para o racional. A segunda é a acumulação de riqueza, prometendo melhor bem estar futuro. A terceira é de que o crescimento geográfico da influencia europeia tem significado para os demais povos da terra, de certo modo tidos como “retardados”, acessar a uma forma superior de civilização.
O inicio de umavisão globalizante da historia são as faculdades atribuídas por Kant à consciência do sujeito transcendental recebida como transformação do caos em ordem racional. Com Hegel, a humanidade faz o papel do sujeito: entidade reprodutiva a partir de uma logica que vai rumo ao progresso. O otimismo no processo histórico realiza uma busca de um futuro com uma sociedade menos alienante mais produtiva.
Oprogresso ira aparecer no horizonte de possibilidades do homem, e o caminho em sua direção é através do sentido comum. Tudo se compacta em dotar a sociedade de instituições que deem ao individuo a possibilidade de realização de suas potencialidades. Os liberais afirmavam que a especialização entre países permite levar a divisão social do trabalho mais longe ainda.

Difusão social na racionalidadeinstrumental
A apropriação do excedente social dava continuidade a mostrar a relação de forças da classe burguesa com os que dirigiam a corporação de ofício, proprietário de terras e subcontratistas da produção. Porem, mudanças importantes na organização da produção e na estrutura da sociedade deram inicio a produção com frequência crescente, de acordo com a desestruturação das estruturastradicionais de dominação.
Tanto as terras como a capacidade do homem de produzir trabalho passaram a ser vistas como valores de troca, como objetos de transações mercantis. Com isso, o capitalismo foi transferido do comercial para o industrial. Abrem-se novas portas para a divisão do trabalho. A crescente subordinação do processo social levou na agricultura ao despovoamento e deslocamento para ascidades. A revolução dos preços apressava o desmoronamento das organizações artesanais que não possuíam alternativas de emprego.

A tecnologia na reprodução da sociedade capitalista
De acordo com Celso Furtado, o avanço das técnicas tendeu a ser visto como uma forma de contornar a escassez de um fator de produção no nível de uma atividade produtiva. Varias manifestações mais importantes do quechamamos de progresso técnico, apenas podem ser captadas de forma plena diante de uma visão global do sistema social.
O progresso técnico possibilita a persistência do processo de acumulação e reproduz a sociedade capitalista. Não é suficiente que exista progresso técnico, pois ele deve criar um novo espaço para que a acumulação se faça sob a forma de criar um novo capital. A absorção do progressotécnico em uma sociedade capitalista implica forte acumulação, por conseguinte, pressões sociais para reduzir a desigualdade. A incapacidade manifestada atualmente pelos governos das grandes nações capitalistas para assimilar seus objetivos de politica econômica resulta, em parte, da orientação que se assume pela teoria do crescimento econômico e de sua considerável influencia na teoria dapolitica econômica.

II. DESENVOLVIMENTO-SUBDESENVOLVIMENTO: A PROBLEMATICA ATUAL

As dimensões do conceito de desenvolvimento
O conceito de desenvolvimento possui dois sentidos distintos. O primeiro se trata da evolução de um sistema social de produção à medida que este, diante da acumulação e o progresso das técnicas se torna mais eficaz, ou seja, aumenta a produtividade do conjunto de sua...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Desenvolvimento e subdesenvolvimento- celso furtado
  • Desenvolvimento economico com celso furtado
  • Celso Furtado e o desenvolvimento regional
  • Análise do texto “Introdução ao Desenvolvimento: Enfoque Histórico- Estrutural” de Celso...
  • Desenvolvimento regional
  • Celso Furtado
  • CELSO FURTADO E O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO BRASILEIRO
  • Resumo Celso Furtado E O Desenvolvimento Regional

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!