Introdução - Análise Bibliográfica sobre Biomassa

Páginas: 6 (1286 palavras) Publicado: 24 de setembro de 2013
INTRODUÇÃO

O aumento exponencial da população mundial, problemas de ordem econômica e social, o vertiginoso crescimento da degradação ambiental e a realidade de que combustíveis fosseis são fontes de energias não renováveis são os principais fatores que motivam a ampliação de pesquisa sobre fontes de energias alternativas.
A ONU (Organização das Nações Unidas), estima que em 1950 a populaçãomundial era de 2,6 bilhões de pessoas . Em 1999,a população alcançou a marca de 6 bilhões de pessoas. Atualmente, ela é estimada em mais de 7 bilhões de pessoas < Disponível em: http://www.onu.org.br/a-onu-em-acao/a-onu-em-acao/a-onu-e-a-populacao-mundial. Acesso em: 19/05/13>. Esta expansão rápida traz consigo diversos impactos na vida no planeta, aumentando a demanda por alimentação, produtos eserviços – o que naturalmente traz impactos severos no consumo energético.
Sobre o impacto na saúde da população, estudo recente da OMS (Organização Mundial da Saúde), aponta que a poluição do ar mata mais que a AIDS e a malária juntas . Conforme dados apresentados pela OMS, estima-se que a poluição atmosférica vitimiza mais de 6,8 milhões de pessoas todos os anos.A poluição também prejudica osecossistemas, degradando o meio ambiente, a exemplo da chuva ácida, que mata plantas e animais.
Devido à queima de derivados do petróleo, segundo Lorenzi (2009), são lançados na atmosfera 75% do dióxido de carbono (CO2) e 85% dos óxidos de enxofre (SO2), que formam uma camada que bloqueia a dissipação do calor do planeta, agravando o efeito estufa. Este, por sua vez,acarreta o aquecimento globale as mudanças climáticas. Estudos apontam que, num futuro próximo, o aumento da temperatura do planeta, provocado pelo efeito estufa, poderá ocasionar o derretimento das calotas polares e o aumento do nível dos mares . Como conseqüência, várias cidades litorâneas poderão desaparecer do mapa. Fenômenos da natureza como tufões, furacões e maremotos poderão se tornar mais freqüentes, influenciandonegativamente na produção agrícola, criação de animais para abate e na pesca, reduzindo a quantidade alimento no planeta.
Os combustíveis fosseis, derivados do petróleo, constituem a principal fonte primária predominante na matriz energética mundial. Atualmente são responsáveis por mais de 70% do consumo mundial e aproximadamente 60% do consumo brasileiro (GERALDO, 2013). É sabido que esta fonteenergética é limitada e não renovável. Já é consenso no mundo científico que a grande pergunta a ser respondida não é “e se” o petróleo acabar, mas “quando” irá acabar.
A energia hidroelétrica constitui hoje a principal matriz energética brasileira, correspondendo a cerca de 70% da capacidade instalada de produção (BRASIL, 2012, p. 68). Porém, períodos de grande estiagem acarretam uma grande quedana produção de energia das usinas hidroelétricas, e as usinas termelétricas (sistema de backup), têm de despachar com maior intensidade. Além disto, a criação de reservas e barragens traz danos ambientais e os investimentos no setor hidroelétrico são insuficientes para acompanhar o aumento da demanda (GERALDO, 2013).
Por estes fatos expostos, faz-se mister a busca por alternativas energéticasrenováveis e não poluentes.
Por sua extensão geográfica, condição climática, diversidade do ecossistema e presença de recursos naturais, o Brasil deve apontar como país de grande participação na busca de soluções para diversificação da matriz energética.
Neste sentido, direciona-se o presente estudo para a utilização dos co-produtos do milho como alternativa viável para complemento da produção deenergia e substituição dos combustíveis fosseis.
Os co-produtos do milho que foram utilizados como matériaprima para este estudo foram: o pé, a casca e o caule do milho. Foi feita a caracterização físico-química e energética da referida, buscando conhecer melhor as suas propriedades: o poder calorífico, o teor de umidade, a composição química das fibras, a composição imediata, a composição...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Introdução sobre biomassa no brasil
  • introdução bibliografica
  • Analise bibliografica
  • analise bibliografica
  • analise bibliografica
  • Analise bibliografica
  • Análise bibliográfica
  • Analise Bibliográfica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!