Introdução á Agronomia

Páginas: 19 (4581 palavras) Publicado: 27 de março de 2014
1.A agroecologia consiste em uma proposta alternativa de agricultura familiar socialmente justa, economicamente viável e ecologicamente sustentável.O termo pode ser entendido de diversas formas: como ciência, como movimento e como prática. Nesse sentido, a agroecologia não existe isoladamente, mas é uma ciência integradora que agrega conhecimentos de outras ciências, além de agregar tambémsaberes populares e tradicionais provenientes das experiências de agricultores familiares de comunidades indígenas e camponesas.
A palavra agroecologia foi utilizada pela primeira vez em 1928, com a publicação do termo pelo agrônomo russo Basil Bensin.Dizia ele que o entendimento da agroecologia enquanto ciência coincidia com a maior preocupação pela preservação dos recursos naturais nos anos 60 e anos70, em que os critérios de sustentabilidade norteariam as discussões sobre uma agricultura sustentável, que garantissem a preservação do solo, dos recursos hídricos, da vida silvestre e dos ecossistemas naturais, e ao mesmo tempo assegurasse a segurança alimentar. Porém, só depois de 1970, quando agrônomos passam a enxergar o valor da ecologia nos sistemas agrícolas, que o termo começa a ser maisexplorado e a agroecologia passa a ser trabalhada com mais afinco, pois passa a ser entendida como campo de produção científica e como ciência integradora, preocupada com a aplicação direta de seus princípios na agricultura, na organização social e no estabelecimento de novas formas de relação entre sociedade e natureza.
A pesquisadora Ivani Guterres disse ,á respeito de uma nova propoxtaagroecológica para os dias que seguem :
“A abordagem agroecológica propõe mudanças profundas nos sistemas e nas formas de produção. Na base dessa mudança está a filosofia de se produzir de acordo com as leis e as dinâmicas que regem os ecossistemas – uma produção com e não contra a natureza. Propõe, portanto, novas formas de apropriação dos recursos naturais que devem se materializar em estratégias etecnologias condizentes com a filosofia-base".
Isto quer dizer que a agroecologia pode ser melhor analisada como uma abordagem da agricultura que se baseia nas dinâmicas da natureza. Dentro delas se destaca a sucessão natural, a qual permite que se restaure a fertilidade do solo sem o uso de fertilizantes minerais e que se cultive sem uso de agrotóxicos.
A pesquisadora brasileira emagroecologia, Ana Maria Primavesi, reforça em suas teses o laço que deve existir entre o fazer agroecológico e o saber tradicional e popular:
"A Ecologia se refere ao sistema natural de cada local, envolvendo o solo, o clima, os seres vivos, bem como as inter-relações entre esses três componentes. Trabalhar ecologicamente significa manejar os recursos naturais respeitando a teia da vida. Sempre que osmanejos agrícolas são realizados conforme as características locais do ambiente, alterando-as o mínimo possível, o potencial natural dos solos é aproveitado. Por essa razão, a Agroecologia depende muito da sabedoria de cada agricultor desenvolvida a partir de suas experiências e observações locais."
Vimos que a inovação metodológica proposta pelos 3 autores citados busca uma junção harmônica entre osconceitos das ciências naturais e das ciências sociais, permitindo o entendimento do conceito de agroecologia como ciência , como movimento e como prática dedicada ao estudo das relações produtivas entre homem-natureza, visando sempre a sustentabilidade ecológica, econômica, social, cultural, política e ética. Dessa forma, o resgate de saberes de comunidades indígenas e camponesas tradicionais estáatrelado à formulação de saberes acadêmico-científicos, buscando a cooperação e a unidade desses diferentes saberes na construção da agroecologia.
Atualmente, Diversas redes, organizações não-governamentais e movimentos espalhados pelo Brasil atuam no sentido de articular, organizar e formar agricultores familiares em relação aos saberes e fazeres da agroecologia. Estes espaços de articulação...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Introdução a agronomia
  • Introduçao a Agronomia
  • Introdução da Agronomia
  • Introdução a agronomia
  • introdução a agronomia
  • introdução a agronomia
  • introdução à agronomia
  • Ppx introdução a agronomia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!