Introdução à Teoria Geral da Administração - Resumo do livro

Páginas: 49 (12193 palavras) Publicado: 30 de março de 2014
PARTE l

INTRODUÇÃO À TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO

O mundo de hoje é uma sociedade composta de organizações. Todas as organizações são constituídas de pessoas e de recursos não-humanos (como recursos físicos e materiais, recursos financeiros, recursos tecnológicos, recursos mercadológicos etc.). As organizações sáo extremamente heterogêneas e diversificadas, de tamanhos diferentes, decaracterísticas diferentes, de estruturas diferentes, de objetivos diferentes. Existem organizações lucrativas (chamadas empresas) e organizações não-lucrativas (como o Exército, a Igreja, os serviços públicos de natureza gratuita, as entidades filantrópicas etc.). A Teoria das Organizações (TO) é o campo do conhecimento humano que se ocupa do estudo das organizações em geral. Pelo seu tamanho e pelacomplexidade de suas operações, as organizações guando atingem um certo porte precisam ser administradas e a sua administração requer todo um aparato de pessoas estratificadas em diversos níveis hierárquicos que se ocupam de incumbências diferentes. A administração nada mais é do que a condução racional das atividades de uma organização, seja ela lucrativa ou não-lucrativa. A Administração tratado planejamento, da organização (estruturação), da direção e do controle de todas as atividades diferenciadas pela divisão de trabalho que ocorrem dentro de uma organização. Assim, a Administração é algo imprescindível para a existência, sobrevivência e sucesso das organizações. Sem a Administraçdo, as organizações jamais teriam condições de existir e de crescer. A Teoria Geral da Administrução(TGA) é o campo do conhecimento humano que se ocupa do estudo da Administração em geral, não se preocupando onde ela seja aplicada, se nas organizações lucrativas (empresas) ou nas organizações não-lucrativas. A TGA trata do estudo da Administração das organizações.

O profissional que utiliza a Administração como meio de vida, pode trabalhar nas diversas especializações da Administração: seja aAdministração da Produção (dos bens ou dos serviços prestados pela organização), ou a Administração Financeira, ou a Administração de Recursos Humanos, ou a Administração Mercadológica, ou ainda a Administração Geral.

Assim, a conclusão óbvia é a de que Administração não é coisa mecânica que dependa de certos hábitos físicos que devem ser superados ou corrigidos a fim de se obter o comportamentocorreto. O conhecimento tecnológico da Administração é importantíssimo, básico e indispensável, mas depende sobretudo da personalidade e do modo de agir do administrador.

A TGA se propõe a desenvolver a habilidade conceitual, embora não deixe totalmente de lado as habilidades humanas e técnicas. Em outros termos, se propõe a desenvolver a capacidade de pensar, de definir situaçõesorganizacionais (ou empresariais) complexas, de diagnosticar e de propor soluções. As aplicações práticas da TGA serão desenvolvidas através das diferentes disciplinas especializadas da Administração.


CAPÍTULO 1

CONTEÚDO E OBJETO DE ESTUDO DA ADMINISTRAÇÃO

A palavra administração vem do latim ad (direção para, tendência para) e minister (subordinação ou obediência), e significa aquele que realizauma função abaixo do comando de outrem, isto é, aquele que presta um serviço a outro. No entanto, a palavra administração sofreu uma radical transformação no seu significado original. A tarefa atual da Administração é a de interpretar os objetivos propostos pela organização e transformá-los em ação organizacional através do planejamento, organização, direção e controle de todos os esforçosrealizados em todas as áreas e em todos os niveis da organização, a fim de alcançar tais objetivos.



A Teoria Geral da Administração começou com o que chamaremos de "ênfase nas tarefas" (atividades executadas pelos operários em uma fábrica), com a Administração Científica de Taylor. A seguir, a reocupação básica passou para a "ênfase na estrutura" com a Teoria Clássica de Fayol e com a Teoria da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Exercicios do livro
  • RESUMO SEGUNDO CAPITULO
  • Resumo-introdução à teoria geral da administração-chiavenato
  • Resumo das aulas de introdução a teoria geral da administração
  • Introdução a Teoria Geral da Administração – Idalberto Chiavenato
  • Livro Teoria Geral da Administracao
  • Resumo do livro Teoria Geral da Administração
  • Resumo 1ª capitulo do livro teoria geral da administração

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!