Introdução à Psicologia

Páginas: 41 (10005 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2014
I. O QUE É PSICOLOGIA?
Artes de definirmos Psicologia, vejamos seus passos através da História
A palavra Psicologia se deriva de dois termos gregos: psique que significa fôlego, alma, vida" e o sufixo: logia, derivado, por sua vez, de logos como significado de "estudo de tratado a respeito".
O interessante é que por mais clássica que seja a palavra Psicologia, só surgiu do século XVIII, oumais precisamente, em 1734, quando Christian Wolff empregou este termo para significar uma disciplina, então fazendo parte da Filosofia.
Sua Psichoiogia Rationalis (escreveu em latim) era aquela parte da Filosofia que estudava a natureza e as faculdades da alma. A par da memoria e do intelecto, tratava da mortalidade, da simplicidade, da origem da alma etc.
Quão longe no passado devemos recuar,para encontrarmos os fios históricos da Psicologia? O homem primitivo já dava suas explicações fantasiosas a respeito de temas atualmente psicológicos.
Contudo se formos partir de dados seguros temos que começar com Aristoteles (382-322 a.C), com Claudius Galeno (a.C. 130-199 d C . cuja classificação dos temperamentos e localização da razão no cerebro antecipam de muito que se conhecia até então.Depois destes dois grandes pioneiros antigos, ninguém melhor do que Descartes (1596-1650) pode ser considerado como marco histórico da Psicologia pré-científica. Para ele a mente é o que perna. Sua sede é a cabeça e não ocupa espaço físico. O corpo é uma substância material, mecânica na sua ação, sujeito a todas as leis físicas Esta interferência se fazia num ponto do cérebro - a glândulapineal.
Fechner foi o precursor da Psicologia científica atual. Contudo, o verdadeiro fundador da Psicologia como ciência foi Wilhelm Wundt (1832-1920). Em 1879 na Universidade de Leipzig, criou o primeiro laboratório psicológico do mundo. Em 1881, fundou uma revista científica para a publicação de pesquisas psicológicas Wundt aprofundou-se excessivamente em detalhes e perdeu a visão do todo. Por isso,os novos rumos da Psicologia contemporânea acham-se distanciados dele.
1. Como se Pode Definir a Psicologia
Psicologia é a "ciência que estuda o comportamento humano e animar. Mas essa definição não está completa. Podemos aceitar, como melhor, a seguinte: Psicologia é a ciência que estuda o comportamento dos seres animados; no caso do homem estuda sua experiência. Por seres animados entendemoso homem e os animais. Ha. pois uma psicologia humana e uma psicologia animal.
A experiência humana se resume, em grande parte, no armazenamento de comportamento, atitudes, reações e vivências do passado. A mente é a capacidade de elaborar a experiência passada, de conduzir a experiência presente e de criar novas possibilidades de experiência.
Motivo, força que impulsiona os Comportamentos.
Oque faz com que um indivíduo ande, comporte-se desta ou daquela maneira? As grandes Agências de Propaganda estão interessadas, igualmente, nessa pergunta. Que fazer para uma pessoa comprar um produto em vez de outro similar?
Todo comportamento tem uma causa. Por isso, perguntamos: Qual o motivo ou os motivos que determinaram tal comportamento?

Toda a ação possui determinantes, antecedentescausadores. Estes podem ser históricos ou atuais.
Em cada momento, cada um de nós poderá estar na eminência de fazer ou realizar a atividade b ou a atividade C. Qual será empreendida? A atividade realizada será aquela que corresponde ao motivo mais forte, isto é, ao impulso mais forte, no sentido do vetor de ação mais atuante. Se no momento, o motivo mais forte for o impulso ou tendência para acabarcom a fome, ou se for terminar o dever antes de jantar, ou ainda escapar de casa para se encontrar com a namorada, antes do pai chegar, a pessoa se determinará a fazer a ação, levada pelo impulso mais forte. O organismo é determinado pelo motivo mais forte, que está competindo com outros num dado momento. Uma mesma ação pode ser determinada por motivos diferentes.
2. Principais Tendências...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Introdução a psicologia
  • introdução à psicologia
  • introdução à psicologia
  • Introdução a psicologia
  • Introdução a psicologia
  • Introdução a Psicologia
  • Introdução a psicologia
  • Introdução a psicologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!