introdução à psicologia

Páginas: 9 (2215 palavras) Publicado: 11 de setembro de 2014
Trabalho de Introdução à Psicologia















Os Precursores da Psicologia Educacional








Sumário

Introdução ................................................................................................................. 04
Desenvolvimento ...................................................................................................... 05
Conclusão................................................................................................................. 11
Referências .............................................................................................................. 12

















Introdução

Precursores da psicologia da educação
Teve muitos estudos no processo psicológico, essas pesquisas feitaseu descrevem a psicologia da educação presentes até nos dias de hoje.
Temos como teóricos os grandes precursores que são: Sigmund Freud, John Dewey, Jean Piaget, Burrhus Frederic Skinner, Édouard Clarapède, Carl Rogers, Lev Vygotsky e Alexander Luria.
Esses estudiosos servem como referência para o curso de Pedagogia, pois fazem parte do pensamento psicológico educacional. A psicologia daeducação é introduzida na educação da criança, do adolescente e na do adulto.
Com a ciência da psicologia da educação houve muitas discussões, que resultaram em dois tipos de discurso problemática: o estudo do desenvolvimento da aprendizagem e das diferenças individuais.
Assim temos de adotar esses conceitos e sempre passar para as outras pessoas com a finalidade de construir um mundo melhor.Desenvolvimento

Freud (1856-1939)
De acordo com a teoria de Freud, os pensamentos humanos passam por vários processos diferenciados, como o acesso à consciência assim desenvolvidos, dessa forma o cérebro trabalha na idéia sistemática, essencialmente no campo da semântica, por que a mente é o mecanismo do pensamento, linguagens baseadas em imagens.
O sistema nervoso humanoestá representado pelo fenômeno psíquico, que segundo Freud são analógicas e imagéticas. Elas se relacionam através de redes associativas no processo fisiológico cerebral no qual se baseia em uma rede de neurônios. Assim acontece todo processo de mecanismo de reflexo; parte da informação passa por uma rede associativa de neurônios até chegar à região motora sensorial. Dessa forma ela provocamodificações nas células centrais, assim causando a formação das representações.
Essas representações enquanto elemento são originadas da percepção sensorial do individuo, que são unidades mentais tanto de objetos, como de situações, sensações e relações.

Dewey (1859-1952)
O filósofo John Dewey era norte-americano e em algumas de suas concepções, ele influenciou vários educadores em partes domundo com várias questões como, por exemplo: de unir teoria e prática? De problematizar? E valorizar a capacidade de pensar dos alunos? De prepará-la para enfrentar a realidade?
John Dewey tinha como idéia básica centrada de pensamento de desenvolver a capacidade de raciocínio e espírito de crítica do aluno. Apesar de suas idéias terem sido muito populares em sua vida e póstuma, sua adequação àprática sempre foi problemática. Isso se dá porque os seus escritos são de difícil leitura, pois ele tem uma tendência para utilizar termos novos e frases complexas.
Dewey como nome mais célebre dentre a corrente filosófica que ficou conhecida como pragmatismo, embora ele preferisse o nome instrumentalista- uma vez que sirvam de instrumento para a resolução dos problemas reais, para a escola depensamento. Dewey no campo da pedagogia tinha como teoria básica a chamada educação progressiva. Um de seus objetivos principais é educar a criança como um todo. O que é importante é o crescimento físico, emocional e intelectual.
No conceito dele os alunos aprendem melhor realizando tarefas associadas aos conteúdos ensinados. As crianças passaram a ser estimuladas com atividades manuais e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Introdução a psicologia
  • introdução à psicologia
  • Introdução a psicologia
  • Introdução a psicologia
  • Introdução a Psicologia
  • Introdução à Psicologia
  • Introdução a psicologia
  • Introdução a psicologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!