Introdução à psicologia - resumo personalidade

Páginas: 3 (607 palavras) Publicado: 13 de maio de 2013
Introdução à Psicologia – Morris e Maistro
Capítulo 10 – Personalidade
Resumo

A personalidade é estudada por psicólogos por meio de diversas teorias, divididas em psicodinâmicas, humanistas,de traços e de aprendizagem cognitivo-social. O principal expoente da primeira citada é Freud, desenvolvedor de termos como instinto sexual, libido, ego, superego, id, complexo de Édipo, de Electra,fases de desenvolvimento e terapias com psicanálise. Basicamente esse conjunto de palavras ilustra o que acreditava ser a origem da personalidade. Para ele, as pessoas são movidas pelo seu instintosexual, derivado do id, parte inconsciente da mente. A libido é a energia e a disposição para satisfazer o instinto – que ao longo do desenvolvimento é movido para diversas partes do corpo, como boca epartes genitais. O ego é o responsável por articular e tornar real o prazer de maneira segura. Já o superego tem a função de orientar as ações do ego de acordo com a moral.
O pensamento freudianoserviu de base para a criação das demais teorias psicodinâmicas. Alguns teóricos concordam a respeito da disposição de funções dos termos supracitados, outros sequer consideram o instinto sexual e demaisquestões abordadas. São citados Horney – relevância da ansiedade -, Erickson – visão social do desenvolvimento -, Adler – complexo de inferioridade e perfeição pessoal e social -, e por fim Jung –introversão e extroversão, e inconscientes pessoal e coletivo.
As teorias humanistas da personalidade são principalmente representadas por Carl Rogers, que defendia termos como: tendência realizadora eauto-realizadora – inata dos indivíduos -, pleno funcionamento – quando coincide o potencial biológico e o auto-conceito que as pessoas têm de si, e são criadas em um ambiente de consideraçãopositiva incondicional. Trata-se de uma visão extremamente otimista.
As teorias de traços crêem que cada pessoa tem graus singulares de traços de personalidade, observados por meio de seu comportamento....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo psicologia uma introdução ao estudo da psicologia
  • Resumo: psicologia: uma (nova) introdução
  • Resumo Psicologia
  • Resumo Introdução à Psicologia
  • Resumo do livro introdução a psicologia
  • Resumo
  • PSICOLOGIAS: UMA INTRODUÇÃO AO RESUMO DA PSICOLOGIA RESUMO cap.1
  • Resumo do livro 'PSICOLOGIA: UMA (NOVA) INTRODUÇÃO'

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!