Introdução à monografia: Mobiliário multifuncional para Abrigo de Menores

Páginas: 3 (554 palavras) Publicado: 7 de agosto de 2013
Introdução à monografia: Mobiliário multifuncional para Abrigo de Menores

Por Núbia Cristina Pereira da Silva
Em 2013
Pelo curso de Design de Interiores, FAUeD, UFU.

O presente trabalhobusca uma nova proposta para mobiliário de uso pessoal de menores em situação de abrigo, visando recuperar parâmetros do design que se perderam em meio à história do abrigamento, necessários a umapossibilidade de uso mais eficiente do espaço e à conquista da individualidade, nas relações de socialização e privacidade dos usuários.
O design como instrumento de responsabilidade social, leva qualidadede vida ao homem, independente da sua condição. Frente a uma demanda cada vez maior de projetos voltados às instituições sociais, faz-se necessário o fomento de discussões que resultem em projetos dedesign com o intuito de valorizar, melhorar e corrigir as ações junto aos abrigos. Embora pareça utópico, nossa Constituição de 1988 garante direitos à criança e ao adolescente que devem serpreservados, mesmo com ações pequenas e isoladas em meio a um problema maior e generalizado, como o é o abrigamento no Brasil. (Brasil. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1987)
A partir de um trabalhovoluntário, realizado em um abrigo da cidade de Uberlândia em 2011, surgiu o interesse em entender os problemas que interferem no convívio das crianças e adolescentes abrigados. Quando se evidenciou a falta deprivacidade, os desentendimentos causados por não existir local adequado para armazenagem de objetos pessoais, a frequênte deterioração do mobiliário existente, mínimas possibilidades de entretenimentoe o problema do espaço reduzido comparado a grande quantidade de abrigados.
A partir dessa identificação de necessidade e possibilidade projetual, o trabalho se concentra em um primeiro momento naspesquisas e estudos em torno da história do abrigamento no Brasil e em Uberlândia, para um conhecimento mais aprofundado de como começou e como se desenvolveu o abandono e o abrigamento no Brasil....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Abrigo para menores
  • Abrigo de menores
  • introdução de monografia
  • Introdução de Monografia
  • Monografia- menores infratores
  • Introdução ao estudo dos Profetas Menores
  • Introdução Monografia Infância e Juventude
  • modelo de introdução de monografia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!