Introdução à filosofia

Páginas: 5 (1236 palavras) Publicado: 28 de outubro de 2013

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE MARABÁ
FACULDADE DE ESTUDOS DA LINGUAGEM
CURSO DE LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA


Jéssica Ibiapino Freire








Trabalho apresentado como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina de Introdução à Filosofia no Curso de Letras Língua Portuguesa, na Universidade Federal do Pará.
Profª Juliete MirandaMARABÁ, PARÁ
2013


UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE MARABÁ
FACULDADE DE ESTUDOS DA LINGUAGEM
CURSO DE LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA

Resenha: CHAUÍ, M. Convite à Filosofia. São Paulo: Ática, 2000.

O texto de Marilena Chauí aborda sobre as várias perguntas cotidianas como “que horas são?”, “que dia é hoje”, “será que vai chover?” entre outras diversas indagações desde onosso despertar até o adormecer. Estas perguntas fazem parte do cotidiano, ou seja, perguntas como estas fazem parte da nossa vida e são questões levantadas pela grande maioria das pessoas, é obvio que necessitamos delas para nossa sobrevivência e para o contato social. Entretanto imaginemos que ao invés de perguntarmos “que horas são?, perguntássemos “o que é o tempo?” ou, por exemplo, com umaafirmação “esta moça é mais bonita do que a outra” para “o que é bonito? “ ou “o que é belo?”. Resumidamente isso se chama atitude filosófica, ou seja, é a atitude de fazer perguntas fora do cotidiano, é a atitude de indagar sobre si mesmo e de não aceitar tudo que é dito para nós, ou seja, começar a construir o próprio senso crítico para perceber que nem tudo que o outro diz deverá ser dado comoverdade a você, pelo contrário a atitude filosófica nos instiga a investigar os ditos e fatos.
A atitude filosófica possui duas características. A primeira é negativa, ou seja, é dizer não ao senso comum, aos pré-conceitos, aos fatos, as circunstâncias, ao que foi estabelecido por outrem, qualquer que seja esse. Logo, a segunda característica é denominada de positivista, isto é, uma indagação detodos os fatos, ideias, situações e etc., fazendo perguntas como “por que é?”, “como é?”, “o que é?”. A junção das partes negativas e positivas da atitude filosófica é chamada de atitude crítica. As concepções de atitude filosófica e atitude crítica é quase um nascer de novo. Ou seja, quando nascemos não sabemos de absolutamente nada e passamos a perguntar tudo, até coisas inexplicáveis como “deonde viemos?”, quando estamos mais velhos essas atitudes começam a fazer parte de nossas vidas, é denominada de atitude filosófica e é como se estivéssemos nascendo novamente e nos distanciando de nós mesmos, de nossas famílias, amigos e de todos os pré-conceitos que foram dados. Assim, a atitude filosófica e a atitude crítica (junção das fases positivas e negativas da atitude filosófica) fazparte de nossas perguntas e questões que fogem ao padrão e ao que foi estabelecido.
Surge a partir dessa explicação uma pergunta interessante: “Para que Filosofia?”. Marilena coloca que em nossa cultura e em nossa sociedade, costumamos considerar que alguma coisa só tem direito de existir se tiver alguma finalidade prática, muito visível e de utilidade imediata. Por isso, ninguém pergunta para queas ciências, pois todo mundo imaginava ver a utilidade das ciências nos produtos da técnica, isto é, na aplicação cientifica à realidade. Todavia, penso que ninguém consegue ver para que servisse a Filosofia. Parece porém, que o senso comum não enxergava algo que os cientistas sabem muito bem. As ciências pretendem ser conhecimentos verdadeiros, obtidos a partir rigorosos procedimentos dopensamento.
Nesse contexto, a filosofia passou a ter papel, entre outros de recuperar a unidade do saber, de questionar, a validade dos métodos e critérios adotados pelas ciências. Isto é, ela passou a desenvolver o trabalho de reflexão sobre os conhecimentos alcançados por todas as ciências, além de procurar respostas à finalidade, ao sentido e ao valor da vida e do mundo. Assim, pode-se dizer que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Introdução à filosofia
  • Introdução a filosofia
  • Introdução a filosofia
  • Introdução a filosofia
  • introdução a filosofia
  • Introdução a Filosofia
  • Introduçao Filosofia
  • introduçao a filosofia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!