Introdução à filosofia

Páginas: 5 (1132 palavras) Publicado: 2 de outubro de 2012
ILUMINISMO

O Iluminismo preconizava uma nova era. Iluminada pela razão, a ciência, e o respeito pela humanidade,que até então vivia um período de séculos de obscurantismo e ignorância. Chamado de Idade da trevas, este período até então, era marcado pela opressão e o despotismo dos poderes monárquicos, e a pressão do Clero. E dominavam o poder político, econômico e social. Dividiam suasbenesses em detrimento da miséria e sofrimento do restante da humanidade.
Os iluministas desenvolveram ideias e atitudes que revolucionaram a vida em sociedade. Criticavam as arbitrariedades e o autoritarismo e propunham uma nova organização social. Este conjunto de teorias e pensamentos tornou-se poderoso. Influenciou de forma decisiva os movimentos reformistas da Grã-Bretanha, as revoluções na Françacujos ideais de Liberdade, Igualdade, Fraternidade,  e se estenderam a outros povos ocidentais como os Estados Unidos.

RENASCIMENTO

A filosofia da Renascença é o período da história da filosofia na Europa que, grosso modo, ocupa o espaço entre a Idade Média e o Iluminismo. Inclui o século XV; alguns eruditos estendem-na de 1350 até ao século XVI ou início do século XVII, justapondo-se àReforma e à primeira era moderna. Entre os elementos característicos da Renascença filosófica são: a revivificação (Renascença significa "renascimento") da civilização clássica e da educação; um regresso parcial à autoridade de Platão substituindo a de Aristóteles, que havia dominado a filosofia medieval; e, entre alguns filósofos, o entusiasmo pelo oculto e Hermetismo.



ARISTÓTELESAristóteles foi considerado o fundador da filosofia ocidental e um dos grandes pensadores do mundo contemporâneo. Aristóteles é considerado o fundador do pensamento lógico. Ele dava muito valor à inteligência e desempenho humano e achava que era esta a única forma de chegar à realidade. Foi viver para Atenas com 17 anos de idade e criou uma escola vocacionada para o estudo das ciências naturais. Aristótolesvalorizava a inteligência e o conhecimento e achava que só desta forma as pessoas podiam desenvolver. O pensamento aristotélico baseava-se fundamentalmente na lógica, física, psicologia, biologia e metafísica.



OS PRÉ-SOCRÁTICOS

Os Pré-Socráticos foram  os primeiros Filósofos gregos que viveram entre os séculos VII a V a.C. Habitaram a cidade de Atenas antes dos sofistas e nomeadamenteantes de Sócrates.  Há semelhança de Sócrates conhecem-se apenas notícias e fragmentos das suas obras, que só chegaram até nós porque foram citados ou copiados em obras de Filósofos posteriores. Esta página retrata, duma forma geral, os Filósofos pré-Socráticos  e as ideias que defendiam. Os primeiros filósofos gregos dedicaram-se ao problema de determinar qual era o princípio material de que eraconstituída a natureza ordem. Foram chamados de naturalistas, pois procuravam responder a questões do tipo: O que é a natureza ou qual o  fundamento último das coisas?
      Foram considerados como pessoas desprendidas das preocupações materiais do dia a dia e  que se dedicavam apaixonadamente à contemplação da natureza. Tinham então como principal objectivo viverem para contemplarem a natureza.Foram simultaneamente poetas e profetas, quer se trate de Anaximandro, de Parménides, de Heraclito ou de Empédocles. Para estes Filósofos a aparência era manifestação do ser, que o aparecer era o desabrochar em plena luz do ser que se mostrava, e era por isso que ser e aparecer estavam tão intimamente ligados, pois o aparecer nunca tinha cortado a sua ligação com o ser. Se estes Filósofos tinhamentão como preocupação fundamental a natureza, Sócrates por seu lado interessava-se mais pelos problemas do ser humano e da sociedade, pois considerava que explicar a origem e a verdade das coisas através de objectos materiais era absurdo. Sócrates passou uma vida a ridicularizar aqueles que pensavam saber qualquer coisa que não fosse de natureza espiritual. 



PLATÃO

Platão foi um...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Introdução à filosofia
  • Introdução a filosofia
  • Introdução a filosofia
  • Introdução a filosofia
  • introdução a filosofia
  • Introdução à filosofia
  • Introdução a Filosofia
  • Introduçao Filosofia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!