Introdução à filosofia zubiriana - pe. francisco-javier sotil baylos

Páginas: 55 (13706 palavras) Publicado: 26 de abril de 2013
Seminário Missionário Arquidiocesano

“Redemptoris Mater”

Brasília
















Esquemas de Filosofia

Zubiriana




Introdução

à Filosofia


(Apostilas)



Pe. Francisco-Javier Sotil Baylos


2003
I
O QUE É A FILOSOFIA






A. O termo “filosofia”



1. Etimologia do termo “filosofia”

a. O termo “filosofia” écomposto de dois termos gregos: “phílos”, que significa amigo de, amante de, afeiçoado a, que gosta de, que tem gosto em, que se compraz em, que busca com afã, que anseia, etc., e “sophía”, que significa sabedoria, saber, ciência, conhecimento, etc.
b. Assim pois, etimologicamente, o termo filosofia significa: amor à sabedoria, gosto pelo saber, etc.


2. Origem do termo “filosofia”a. O termo “filosofia” nasceu no “círculo socrático”, quer dizer, no círculo de Sócrates e dos discípulos dele, ou talvez antes ainda no “círculo pitagórico”, quer dizer, no círculo de Pitágoras e dos seus discípulos.
b. Eram chamados de “filósofos” os homens que buscavam a “sabedoria suprema”, quer dizer, “a sabedoria última e radical da vida e das coisas”, ou seja, o saber quebusca a dimensão última e radical da vida e das coisas.


3. Três acepções do termo “filosofia”

a. Filosofia como forma de vida
= O termo filosofia pode designar, antes de tudo, uma “forma de vida”: é a filosofia entendida como vida filosófica, como viver filosoficamente; assim entendiam a filosofia, por exemplo, os filósofos cínicos e cirenaicos e, em muitos aspectos, ospróprios filósofos estóicos.
= Esta acepção do termo filosofia ainda ressoa na nossa linguagem quando dizemos que alguém “conduz a sua vida com muita filosofia”; esta mesma acepção do termo filosofia é recolhida nas acepções 3 e 4 do termo “filósofo” no Dicionário Aurélio:
# Filósofo é “aquele que procede sempre com sabedoria e reflexão, que segue uma filosofia de vida”.# Filósofo é “aquele que vive tranqüilo e indiferente aos preconceitos e convenções sociais”.
b. Filosofia como doutrina sobre a vida
= O termo filosofia pode designar também uma “doutrina sobre a vida”: é a filosofia entendida, sobretudo, como resposta ao problema do sentido da vida e da existência humana.
= É aquilo que no fim do século XIX e começo doséculo XX chamou-se de “filosofia da vida” (Lebensphilosophie); o mesmo Dilthey não é alheio a esta idéia da filosofia.
c. Filosofia como saber acerca das coisas
= O termo filosofia poder designar, finalmente, um “saber acerca das coisas”: é a filosofia entendida como conhecimento intelectivo (no sentido mais amplo desses termos) acerca das coisas (abrangendo entre as coisas ohomem e a sua vida).
= Esta terceira acepção do termo filosofia é a que nos interessa especialmente, ainda que não unicamente; a ela aponta sobretudo, como temos dito, o termo filosofia na sua origem: a filosofia entendida como saber que busca a dimensão última e radical da vida e das coisas.
= Pois bem, para poder dar uma definição mais estrita do que é a filosofia enquantosaber que busca a dimensão última e radical da vida e das coisas, é necessário, antes de tudo, que digamos em que consiste essa “dimensão última e radical das coisas” (incluindo nelas a vida mesma) que busca esse saber, essa sabedoria, que chamamos de “filosofia”.




B. A nossa definição de filosofia: a filosofia é o saber acerca da dimensão diáfana, transcendental, metafísica, das coisas.1. As três dimensões das coisas: o óbvio, o ultra-óbvio e o diáfano das coisas, e os três tipos de saber humano acerca das coisas: o saber comum, o saber científico-técnico e o saber filosófico ou filosofia.

a. O óbvio das coisas e o saber comum acerca delas
= Quando o homem se põe a caminho para saber acerca das coisas, há uma dimensão delas que “sai-lhe ao...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • S O Francisco Pe A
  • Introdução a Engenharia
  • PE Francisco 1 Gestão de Pessoas
  • introdução a filosofia
  • Introdução à filosofia
  • Introdução a filosofia
  • Introdução a filosofia
  • Introdução a filosofia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!